Título: `O jogo vai ser baixo. Mas não farei jogo rasteiro¿
Autor: Carlos Orletti
Fonte: O Globo, 25/03/2006, O País, p. 8

Sem citar a palavra eleição e sem referências à crise que envolve Palocci, Lula faz ataques indiretos à oposição

VITÓRIA. Mesmo sem mencionar o tema eleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva previu ontem que a campanha eleitoral deste ano vai ter um nível muito baixo. Em discurso no aniversário de cem anos do Porto de Vitória, Lula não poupou críticas à oposição mas disse que não perderá a ternura mesmo diante dos ataques mais duros:

¿ Vocês não tenham dúvida de que este ano, se depender de alguns, não de todos, o jogo vai ser baixo. Mas eu não farei jogo rasteiro, que é para outro tipo de gente. Por mais leviano que forem os ataques, por mais graves que sejam os xingamentos, assumo o compromisso de me comportar como um pai e uma mãe se comportam com um filho. Não perderei, em momento algum, a ternura ¿ disse, frisando que sempre manteve o nível dos debates eleitorais:

¿ Duvido que algum brasileiro tenha ouvido uma declaração minha contra um governador, contra um senador ou deputado. Mesmo quando fui atacado da forma mais rasteira, não deixei de me comportar como presidente da República ¿ disse ele, apesar de já ter dito, na década de 90, que o Congresso tinha ¿300 picaretas¿.

Ao lado do governador capixaba Paulo Hartung (PMDB), Lula fez um apelo para que as disputas na política estadual não inviabilizem entendimentos dos partidos com o governo em Brasília. O presidente lembrou que está em minoria no Senado e na Câmara dos Deputados e tem enfrentado muitos problemas nas votações. Ele lembrou que o Orçamento da União ainda não foi votado.

¿ O governo quer trabalhar, mas existe uma banda que não quer que o governo trabalhe.

O presidente chegou a bordo de um rebocador para a solenidade e não viu os protestos numa praça próxima. Cerca de cem pessoas ligadas a sindicatos de professores, bancários e trabalhadores da saúde pública se reuniram com faixas mas foram dispersados pela Polícia Militar, que alegou ser proibido o estacionamento do carro de som no local.

Discurso em tom eleitoral

Na área do Porto onde discursou, só permitida a quem queria aplaudir, Lula ficou à vontade. Pegou uma casaca, instrumento musical usado pelas bandas de congo, e convidou uma pessoa da platéia para tocar. Em seguida pediu para subir ao palco um homem com uma cadela vestida com as cores do PT, com o nome de ¿Princesinha¿. E brincou:

¿ Eu vou ser processado por causa da Princesinha. Vocês vão ver nos jornais de sábado que eu usei a Princesinha para fazer campanha.

Mesmo evitando a palavra eleição, Lula deu um sentido nitidamente eleitoral ao discurso de improviso. E não faltaram recados à oposição.

¿ Quero que eles tenham paciência, que permitam uma comparação de quatro anos de governo meu com quinze, vinte deles. Quero ver quem cuidou mais da agricultura, quem criou mais empregos, quem investiu mais na educação e nos pobres. Não ganhei a presidência igual aos outros. Tive que comer muito pó para chegar aqui.

No discurso escrito, Lula afirmou que o governo está investindo no Espírito Santo e citou as obras do aeroporto, os investimentos da Petrobras e os R$46 milhões gastos na modernização do Porto de Vitória.

¿ Este porto é um exemplo dos que funcionam bem no país ¿ disse.

www.oglobo.com.br/pais