Título: COAF DIZ QUE APURAÇÃO FOI PEDIDA PELA CAIXA
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 25/03/2006, O País, p. 12

BRASÍLIA. O Ministério da Fazenda divulgou nota ontem defendendo a atuação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no caso do caseiro Francenildo Costa, que teve a conta bancária violada depois de acusar o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, de freqüentar a casa usada por ex-assessores investigados por corrupção em Ribeirão Preto.

O documento atribui à Caixa Econômica, onde Francenildo tem conta, a responsabilidade pela denúncia encaminhada à Polícia Federal. A nota diz que o Coaf só atua se receber uma comunicação de operação suspeita e é obrigado por lei a enviar as informações para as autoridades competentes. O documento afirma que o Coaf não faz investigações ou devassa na vida das pessoas.

Na sexta-feira, dia 17, o Coaf recebeu informações da Caixa sobre os depósitos no valor de R$25 mil na conta de Francenildo, e na segunda-feira encaminhou relatório para a PF.

¿Os relatórios do Coaf são encaminhados às autoridades competentes (...) muitas vezes em menos de 24 horas¿, justifica a nota. O Coaf informou que não pediu à PF ou ao Ministério Público a realização de investigação. Em outro trecho, a nota deixa clara a responsabilidade da Caixa pelo envio das informações, ao dizer que as comunicações são feitas pelos bancos. Ainda segundo o Coaf, as comunicações são feitas em geral independentemente do valor, sendo indicado como referência o mínimo de R$10 mil.