Título: VIRGÍLIO: AÇÃO DO CONGRESSO É SUICIDA
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 25/03/2006, O País, p. 13

Divulgação da dança de Ângela provoca protestos na Câmara e no Senado

BRASÍLIA. A dança da deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) na madrugada de quinta-feira, em comemoração à absolvição do colega João Magno (PT-MG), provocou mais indignação e protestos no Congresso depois da veiculação da imagem. Para o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), o Congresso Nacional está agindo de forma suicida:

¿ Nunca vi uma instituição se suicidar como o Congresso parece fazer. Eu estou me sentindo mal. Não posso aceitar que o Poder ao qual pertenço seja o da dança do mensalão.

Parlamentares do PT desaprovam a dança

Virgílio disse ter recebido grande número de e-mails, alguns defendendo o fechamento do Congresso Nacional. Ele lembrou o comentário do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares de que as denúncias do mensalão iriam terminar como uma piada de salão:

¿ Terminaram numa dança macabra.

A atitude da deputada, que ontem se desculpou publicamente, foi criticada até no PT:

¿ Esse tipo de comportamento não tem a minha aprovação ¿ disse a senadora Ana Júlia Carepa (PA).

¿ Estranhei um pouco a efusividade dela. Afinal de contas se trata de uma situação bastante difícil para nós ¿ comentou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Na opinião do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), Ângela perdeu as condições de integrar o Conselho de Ética da Câmara. Ele questiona se a parlamentar não deveria ser submetida a um processo por quebra do decoro:

¿ A Câmara tem o dever de reagir com indignação. Não sei como denominar aquele baile. Que festa era aquela? ¿ protestou o senador.

www.oglobo.com.br/pais