Título: JUÍZA AFASTA DELEGADO DE FUNÇÕES EM CAMPOS
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 25/03/2006, O País, p. 14

Denise Apollinária atendeu pedido do PDT e autorizou também quebra de sigilo telefônico

CAMPOS. A juíza da 76ª Zona Eleitoral de Campos, Denise Apollinária, afastou ontem com liminar até segunda-feira, um dia após as eleições de Campos, o delegado titular da 134ª DP (Campos), Luiz Maurício Armond de suas funções eleitorais. O pedido foi feito pelos advogados do PDT que pontuaram na ação possíveis irregularidades no procedimento do delegado na apuração de suspeitas de crimes eleitorais no primeiro turno das eleições, há 15 dias.

A juíza aceitou também o pedido de quebra de sigilo telefônico do delegado. Na ação do PDT, os advogados tentam provar um estreito relacionamento de Armond com o ex-governador Anthony Garotinho, que apóia Geraldo Pudim, do PMDB, à prefeitura de Campos.

Denise Apollinária, a mesma que anulou as eleições de 2004 em Campos, cassou o prefeito eleito Carlos Alberto Campista (PDT) e tornou inelegível o casal Garotinho ¿ sentença que no caso de Garotinho e da governadora Rosinha Garotinho foi reformada pelo Tribunal Regional Eleitoral ¿ levou em consideração argumentos da ação do PDT, como a obstrução do acesso de advogados na 134ª DP para acompanhar o depoimento de um homem preso sob acusação de compra de votos para favorecer o candidato Alexandre Mocaiber (PDT).

O delegado negou qualquer politização do seu trabalho. Ele será citado para apresentar defesa, bem como outras pessoas relacionadas na ação como o próprio Garotinho e a governadora Rosinha Garotinho. Ontem em Brasília o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, pediu ao diretor geral da Polícia Federal, delegado Paulo Lacerda, que a atenção dos agentes da PF nas eleições em Campos seja redobrada. Ao todo 140 agentes federais vão trabalhar nas eleições. No primeiro turno, as eleições foram tranqüilas mas a campanha nesta reta final ficou tensa.