Título: BEIRA-MAR É TRANSFERIDO PARA BRASÍLIA
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 25/03/2006, Rio, p. 31

Bandido muda de carceragem pela nona vez desde sua prisão em 2001

BRASÍLIA.O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi transferido ontem de Maceió para Brasília, onde está preso na carceragem da Superintendência regional da Polícia Federal. A transferência do bandido, segundo a PF, já estava prevista, pois o plano de custódia inclui o rodízio de prisões. O superintendente da PF no Distrito Federal, Daniel Sampaio, negou que tenha havido pressão de autoridades políticas para tirar Beira-Mar de Maceió.

Daniel disse que o traficante permanecerá em Brasília até a inauguração do primeiro presídio federal, provavelmente em Catanduva, no Paraná, ou em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. As obras devem terminar no início de junho. O projeto do governo federal é construir cinco presídios federais no país (nenhum deles será no Rio). Seis agentes fazem a segurança de Beira-Mar e o custo mensal para mantê-lo preso é de R$30 mil. A maior despesa é com o pagamento das diárias dos agentes.

¿ O custo de Beira-Mar é até barato para a garantia que é para a sociedade assegurar que um bandido de primeira grandeza esteja preso e com garantias de 100% de que não irá fugir ¿ disse o superintendente da PF.

Bandido não passa mais do que 3 meses numa prisão

O traficante vai ficar numa cela da carceragem da PF com mais quatro ou cinco presos, que ainda não foram escolhidos. Segundo o delegado, Beira-Mar foi para Brasília devido a uma decisão que já havia sido tomada anteriormente. Sampaio acrescentou que, por motivo de segurança, o bandido não pode passar mais do que três meses nos locais em que fica preso.

Antes de chegar a Brasília, o traficante voou por dez horas num avião do governo. Ele usava bermuda e camiseta. A operação mobilizou 20 policiais. Essa foi a nona transferência do bandido, desde 2001, quando foi preso na Colômbia. Ele já esteve preso três vezes na sede da PF de Brasília.

Na carceragem da PF estão presos 37 pessoas, incluindo Beira-Mar. Sampaio criticou indiretamente o governo do estado do Rio (onde o traficante foi condenado), por recusá-lo em seus presídios.

¿ Os estados que deveriam ficar com ele, não ficam. Não sei o estado qual é ¿ disse o superintendente.