Título: AVICULTORES VÃO REDUZIR PRODUÇÃO
Autor: Gilberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 25/03/2006, Economia, p. 38

Associação recomenda um corte de até 20%

A redução no consumo de frango no mercado externo provocada pela gripe aviária está forçando a redução da produção no Brasil. Segundo o diretor executivo da União Brasileira de Avicultura (UBA), Clóvis Pulperi, a derrubada nas exportações, principalmente para a Europa e o Oriente Médio, levou a entidade a recomendar que as empresas reduzam em até 20% a produção para evitar mais prejuízos.

¿ O Brasil vinha aumentando as exportações, as empresas se prepararam para isso, mas, de repente, houve uma derrubada em função do clima de terror que envolve os casos de gripe aviária. Em dezembro de 2005, as empresas exportaram 245 mil toneladas e a previsão para março é de 160 mil a 170 mil toneladas. Não há espaço para estocar todo o excedente em frigoríficos e, por isso, o produto é jogado no mercado interno a preços baixos ¿ explica Pulperi.

Segundo ele, algumas empresas, além de vender o frango mais barato, o que aumentou em 10% o consumo no país em fevereiro, optaram por férias coletivas. De acordo com Pulperi, a Avipal foi uma delas: parou três das quatro unidades de produção no mês passado e deu férias coletivas aos empregados. A estimativa, diz Pulperi, é que até junho haja equilíbrio nos estoques.

O Grupo Pão de Açúcar vai repetir hoje em São Paulo a promoção de frango a R$0,99, feita no sábado passado no Rio. A empresa negociou a compra de frango congelado com uma empresa que teve o embarque para a Europa suspenso. (Erica Ribeiro)