Título: COMEÇA A VIGORAR CESSAR-FOGO DO ETA NA ESPANHA
Autor:
Fonte: O Globo, 25/03/2006, O Mundo, p. 46

Zapatero: negociações ocorrerão se houver deposição de armas

MADRI. Entrou em vigor ontem o cessar-fogo permanente declarado pelo grupo terrorista basco ETA e o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, afirmou esperar que negociações possam ser iniciadas ainda este ano, tão logo fique claro que os separatistas depuseram de vez as armas.

A condição é imposta por todas as forças políticas do país para que as autoridades se sentem à mesa a fim de discutir as reivindicações do grupo separatista, responsável por 817 assassinatos na Espanha desde 1968.

Negociações devem girar em torno de militantes presos

Zapatero disse que se o governo considerar que as condições são favoráveis, encaminhará o processo de diálogo ao Parlamento antes do meio do ano. O presidente do governo precisa da aprovação dos deputados para iniciar o processo de paz com o ETA, que durante quase quatro décadas usou o terror como arma para tentar obter a independência do País Basco. Como o governo da Espanha é enfático na recusa a permitir um Estado basco independente ¿ tampouco está claro se a população basca quer essa solução, pois sempre deu poucos votos aos independentistas nas urnas ¿ a expectativa é de que as negociações girem em torno dos 743 militantes do ETA presos em cárceres espanhóis.

¿ O governo tem meios suficientes para checar se o cessar-fogo é permanente ¿ disse Zapatero.

Por sua vez, o líder do governo regional basco, Juan José Ibarretxe, afirmou esperar que no segundo semestre se iniciem negociações multipartidárias sobre o futuro do País Basco, inclusive com a participação do Batasuna, partido proscrito por ligações com o ETA. Zapatero reiterou que para ser readmitido na vida política, o partido deve rejeitar a violência.

Imprensa fala de encontros secretos em Oslo

O líder do Batasuna, Arnaldo Otegi, foi convocado pela Justiça a apresentar-se na próxima quarta-feira para interrogatório por causa de atos violentos cometidos numa greve convocada pelo partido no País Basco dia 9 de março. No ano passado, Otegi teve de pagar 400 mil de fiança para responder em liberdade a acusações.

Ontem, a rádio norueguesa NKR e o jornal ¿El Pais¿ afirmaram que negociações secretas entre o ETA e a ala basca do Partido Socialista Operário Espanhol, de Zapatero, foram realizadas em Genebra e Oslo em 2005. Madri sempre negou que tais negociações ocorressem. Segundo a NKR, o encontro em Genebra abriu caminho para o entendimento sobre o cessar-fogo. Em Oslo, segundo o diário, o ETA teria confirmado sua decisão, mas se reservado o direito de decidir quando começar a trégua.