Título: PROTESTOS DE IMIGRANTES AUMENTAM NOS EUA
Autor:
Fonte: O Globo, 25/03/2006, O Mundo, p. 47

Quinze mil vão às ruas de Phoenix contra lei que tornaria estrangeiros não legalizados criminosos

PHOENIX, Arizona. Cerca de 15 mil imigrantes e seus aliados saíram ontem em passeata pelas ruas de Phoenix, no Arizona, no mais recente de uma série de protestos em cidades americanas para impedir a aprovação de uma lei que passaria a considerar criminosos os imigrantes ilegais.

Estão marcadas novas manifestações em vários estados nos próximos dias. Em Los Angeles, Califórnia, organizadores disseram que centenas de milhares de pessoas irão às ruas hoje. No último dia 10, de 75 mil a cem mil se manifestaram em Chicago, Illinois, segundo a polícia. A mobilização no país é uma das maiores dos últimos anos.

¿ Esta é uma campanha para forçar o governo de direita a nos dar a legalização, e não vamos querer nada menos que isso ¿ disse Javier Rodriguez, um dos organizadores dos protestos em Los Angeles.

Lei divide republicanos e preocupa Bush

Estima-se em 12 milhões o número de imigrantes ilegais nos EUA, grande parte deles de origem latino-americana. A imigração representa um assunto crucial para as eleições legislativas de novembro.

Patrocinada pelo deputado republicano James Sensenbrenner e aprovada na Câmara dos Representantes em dezembro, a lei prevê mais segurança nas fronteiras e torna crime viver no país sem documentos, o que é hoje considerado uma ofensa civil. O Senado começa a debater a lei segunda-feira e deverá votá-la durante a semana.

Enfrentando divisões sobre o assunto dentro de seu próprio partido, o presidente George W. Bush afirmou quinta-feira que uma reforma efetiva na legislação de imigração deve focalizar não só o cumprimento da lei, mas incluir uma proposta de programa para imigrantes convidados a trabalhar no país. Preocupado com o tom da discussão no Senado, Bush também pediu um debate cortês.