Título: STF IMPEDE CPI DOS BINGOS DE AVANÇAR
Autor: Ilimar Franco e Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 26/03/2006, O País, p. 4

Tribunal já concedeu 18 decisões que atrapalharam planos da comissão

BRASÍLIA. Depois de infernizar a vida do governo por mais de oito meses, a CPI dos Bingos está numa encruzilhada. Acusada pelo PT de extrapolar o fato determinado para a qual foi criada ¿ apurar a relação das casas de bingo com o crime organizado ¿ a comissão tem sofrido derrotas seguidas no Supremo Tribunal Federal (STF), engessando novas frentes de investigação abertas pela oposição.

Até agora, a mais alta Corte do país já concedeu 18 decisões que, de alguma forma, atrapalharam os planos da comissão, apelidada pelos governistas de CPI do Fim do Mundo. Elas vão de hábeas-corpus que permitiram a testemunhas se negar a responder perguntas até liminares como a que interrompeu, quinta-feira passada, o depoimento do caseiro Francenildo Santos Costa. A ação foi impetrada pelo líder do PT no Senado, Tião Viana (AC).

PT já anunciou que vai recorrer novamente ao STF

O caseiro abriu uma crise ao contradizer o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, acusando-o de freqüentar a casa alugada por seus ex-assessores na Prefeitura de Ribeirão Preto acusados de praticar tráfico de influência. Toda a investigação deste caso foi conduzida pela CPI dos Bingos, mas os próximos passos estão ameaçados pela Justiça.

Na última quinta-feira, o PT anunciou que recorrerá novamente ao expediente. Segundo o líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), o partido deverá impetrar um novo mandado de segurança no STF para impedir o depoimento da vice-presidente de Tecnologia da Caixa Econômica Federal (CEF), Clarice Coppetti, marcado para terça-feira. Clarice foi chamada para esclarecer a quebra ilegal de sigilo do caseiro, que teve sua conta invadida. A oposição também defende a convocação do presidente da Caixa, Jorge Mattoso. Quer cobrar explicações sobre a quebra do sigilo.

Tião Viana e o relator da CPI, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), reconhecem que o acirramento dos ânimos poderá inviabilizar as investigações. O petista diz que recorrerá à Justiça sempre que a Constituição e o Regimento do Senado forem violados, mas disse preferir o caminho do diálogo:

¿ Vivemos um momento tenso na CPI. Perdemos a capacidade de diálogo e entendimento institucional entre governo e oposição. O ambiente de tolerância e limites foi perdido.