Título: VIANA: `OPOSIÇÃO JOGOU GOVERNISTAS NO GUETO¿
Autor: Ilimar Franco e Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 26/03/2006, O País, p. 4

Para Garibaldi, oposição deveria ir ao STF e tentar acordo para destravar os trabalhos

BRASÍLIA. Principal representante do governo na CPI dos Bingos, Tião Viana diz que a oposição se aproveitou do fato de ser maioria na CPI e jogou os governistas num gueto político. Aos governistas, diz, restou apenas o caminho da Justiça.

¿ O impasse está posto e tem o Supremo como árbitro. Se a oposição se dispuser ao diálogo, podemos caminhar. Caso contrário, vamos recorrer à Justiça ¿ afirmou Viana.

Garibaldi ainda vê chances de a CPI avançar nas investigações, especialmente nos casos considerados por ele ¿mais delicados¿, como o que trata do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e o que investiga a chamada República de Ribeirão Preto. Para desentravar os trabalhos, o senador entende que a CPI deveria retornar ao Supremo e tentar um acordo.

¿ Deveríamos voltar ao Judiciário e tentar desatar os nós que existem com o Judiciário ¿ afirmou Garibaldi, que insiste no depoimento do caseiro e de Clarice Coppetti:

¿ A sociedade não vai entender se não esclarecermos esses episódios.

¿A CPI não está esgotada, está traumatizada¿

Ele atribui o acirramento do clima na CPI à eleição e admite antecipar a conclusão dos trabalhos, prevista para 24 de junho, para se distanciar do período de oficialização das candidaturas.

¿ A CPI não está esgotada, está traumatizada. Nosso calcanhar de Aquiles é o tempo, que está passando e as eleições se aproximando.

E pediu compreensão para que as investigações avancem:

¿ O ideal é o clima de colaboração.(A.G. e L. D.)