Título: Sambista da pizza resiste a deixar o Conselho
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 26/03/2006, O País, p. 10

`Sou visada porque sou mulher, gorda, não pinto os cabelos, sou do PT e busco fazer Justiça¿, diz Guadagnin

BRASÍLIA. Depois de protagonizar o samba da pizza no plenário da Câmara, a deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) enfrentou ontem a reação dos colegas do Conselho de Ética. Inconformados com o fato de ela ter comemorado a derrota do colegiado, com a absolvição de João Magno (PT-MG), os conselheiros Júlio Delgado (PSB-MG) e Carlos Sampaio (PSDB-SP) pediram o afastamento dela até que a Corregedoria da Câmara analise seu comportamento. Guadagnin não quer sair e acusa a mídia de massacrá-la.

Ontem ela se ausentou e o pedido de vista ao relatório de Mendes Thame (PSDB-SP), pedindo a cassação do deputado Josias Gomes (BA), foi feito por sua suplente, Neyde Aparecida (PT-GO). Sampaio e Delgado pediram que fosse nomeado outro relator para o processo contra José Janene (PP-PR), sob responsabilidade da petista.

¿ A dança foi uma comemoração da derrota do Conselho de Ética. Seu afastamento enquanto corre o processo na Corregedoria seria bom para a Casa ¿ disse Delgado.

Mas Guadagnin não aceitou os apelos. Avisou que não vai sair e ocupou o microfone para se defender. Disse que estava sendo vítima do totalitarismo da mídia e citou George Orwell para falar da vigilância constante, do ¿Big brother¿, o grande irmão que tudo vê, citado pelo autor na obra ¿1984¿. Disse que foi mostrada e vilipendiada como a ¿sacerdotisa da imoralidade¿ e que o plenário da Câmara nunca pretendeu ser uma casa de ¿lordes circunspectos¿:

¿ Se eu me enquadrasse no padrão estético de beleza não seria massacrada como fui. Sou visada porque sou mulher, gorda, não pinto os cabelos, sou do PT e busco fazer Justiça.

No momento em que Guadagnin discursava, dezenas de parlamentares faziam manifestação barulhenta no Salão Verde da Câmara pelo fim do voto secreto na votação dos pedidos de cassação.