Título: Serviços em favelas ajudam a manter 10 mil obras
Autor:
Fonte: O Globo, 26/03/2006, Rio, p. 19

Nova lista inclui 549 itens de projeto de manutenção da Cedae, que só atende a 318 comunidades carentes

A limpeza e a desobstrução de esgotos e pequenos consertos de canos de água em favelas da cidade do Rio permitiram que fosse mantido o número total de 10.070 obras, mesmo após a retirada de mais de 200 obras da primeira lista do estado ¿ só Nova Iguaçu perdeu 197. O programa Amigos da Comunidade, da Cedae, passou de 318 localidades na primeira lista para 549 na segunda relação publicada no site do estado. Mas o crescimento foi virtual: Jair Otero, coordenador do Amigos da Comunidade, informou que o programa continua em 318 comunidades.

Serviços de água e esgoto contam duas vezes

O acréscimo de 231 itens relativos ao programa foi possível graças a uma sutil modificação na lista. Comunidades que apareciam apenas como beneficiadas por ¿obras de manutenção/recuperação da rede coletora de esgoto¿, passaram a receber uma nova identificação também como beneficiadas por ¿obras de manutenção/recuperação no sistema de abastecimento de água¿.

Em alguns casos, a repetição é gritante. A comunidade Chácara do Céu, em Santa Teresa, aparece na segunda lista beneficiada pelo programa cinco vezes: duas em esgoto e três em água. Em Barros Filho, na Zona Norte, o programa é mencionado três vezes: duas vezes referem-se à manutenção de rede de esgoto e uma à serviço de abastecimento de água.

Os próprios moradores do local trabalham nos reparos

De acordo com Otero, diretor de manutenção e distribuição da Cedae, o projeto consiste em contratar trabalhadores e bombeiros que moram nas comunidades para fazer serviços de manutenção de água e esgoto. Segundo ele, nas comunidades beneficiadas pelo programa, trabalham 750 pessoas. Cada uma delas ganha um salário mínimo da construção civil. O custo do projeto é de cerca de R$700 mil por mês. As intervenções feitas são pequenos reparos e serviços de manutenção.

¿ Eles fazem o conserto de tubos de água e esgoto, além de serviços de manutenção como limpeza das redes. Entre setembro de 2004 e dezembro de 2005, já realizamos 106 mil intervenções nestas comunidades e conseguimos reduzir a praticamente zero as reclamações dos usuários. Além disso, o programa é um importante gerador de renda para a população pobre desses locais ¿ disse Otero.

Além do programa Amigos da Comunidade, da adutora da Baixada Fluminense, dos Ceteps e das reformas de escolas, obras novas também ajudaram a manter a lista no mesmo patamar, como o novo batalhão de Polícia Militar na Barra da Tijuca, que foi inaugurado pela governadora Rosinha Garotinho na semana passada.