Título: BRASILEIRO VIAJA QUARTA PARA A ESTAÇÃO ESPACIAL
Autor: Roberto Jansen
Fonte: O Globo, 26/03/2006, O Mundo, p. 45

Marcos César Pontes, de 43 anos, é o primeiro astronauta do país. O tenente-coronel fica oito dias no espaço

O tenente-coronel Marcos César Pontes, de 43 anos, está prestes a realizar um feito histórico, no mesmo ano em que se comemora o centenário do primeiro vôo de Santos Dumont. Na próxima quarta-feira, às 23h30m (horário de Brasília), ele parte a bordo de uma nave russa Soyuz em direção à Estação Espacial Internacional, tornando-se o primeiro brasileiro a ir ao espaço. Pontes terá como companheiros de vôo o americano Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov, integrantes da 13ª tripulação da ISS, onde passarão cerca de seis meses.

A missão de Pontes é mais modesta que a dos colegas. Ele ficará oito dias na estação, onde realizará oito experiências científicas ¿ o ambiente de microgravidade é considerado ideal para determinados testes. Segundo especialistas, no entanto, as experiências espaciais de Pontes não podem ser classificadas de especialmente relevantes. Mas, apontam, trata-se de uma oportunidade única de o país começar a adquirir conhecimento nessa área.

O grande objetivo da Missão Centenário, que custou US$10 milhões ao governo, é o marketing. Sem verbas suficientes para levar a cabo o desenvolvimento de satélites 100% nacionais e de um veículo lançador (essas sim, atividades estratégicas para o país), a Agência Espacial Brasileira aposta suas fichas no ufanismo verde-e-amarelo para popularizar seu programa espacial e conseguir mais recursos financeiros.