Título: GAROTINHO PERDE DE NOVO ELEIÇÃO EM CAMPOS
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 27/03/2006, O País, p. 5

Alexandre Mocaiber (PDT) derrota Geraldo Pudim (PMDB) em votação bem mais tranqüila do que as anteriores

CAMPOS. O pré-candidato do PMDB à Presidência, Anthony Garotinho, perdeu mais uma vez em casa. Seu berço político elegeu o pedetista Alexandre Mocaiber, por uma diferença de 28.400 votos em relação a Geraldo Pudim (PMDB), aparentemente encerrando um tumultuado processo que se arrasta desde 2004. Com 98,95% das urnas apuradas, o pedetista tinha 55,98% dos votos e Pudim, 44,02%. Em 2004, Pudim perdeu para Carlos Alberto Campista, também do PDT, mas o resultado foi impugnado pelo TRE e Campista, cassado. A comemoração do PDT começou logo após o fim da votação.

Garotinho, afirmou ontem, depois de votar no Ciep Nilo Peçanha, na Lapa, que uma derrota de Pudim no segundo turno em Campos não poderia ser interpretada como derrota sua.

¿ O candidato do Lula em São Bernardo do Campo, o Vicentinho, levou uma coça do candidato do PSB. Por acaso atribuíram a derrota ao Lula onde ele mora? É preciso usar o mesmo critério. Se for atribuir a derrota para mim, tem que atribuir ao Lula também.

Garotinho: PMDB vai tentar anular eleição de novo

Garotinho, que em seguida acompanhou a governadora Rosinha Garotinho à Faculdade de Direito de Campos, onde ela votou, acusou o pedetista de ter comprado votos no primeiro e no segundo turno. Ele afirmou ter certeza de que a eleição será anulada de novo e avisou que o PMDB vai recorrer contra o pleito. O peemedebista foi para São Paulo, no fim da tarde.

¿ Creio que a vitória de Mocaiber é cassação certa, por causa das provas contundentes de compra de voto. Com ele cassado, o Pudim toma posse, porque o segundo colocado será declarado vencedor ¿ disse Garotinho, que explicou como funcionaria o esquema de fraude. ¿ São cerca de mil pessoas, cada uma com 30 títulos. E essas pessoas votaram por outras.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou que as denúncias de Garotinho foram fruto da certeza de que seu candidato perderia a eleição. Usando o mesmo discurso do marido, Rosinha também fez acusações ao PDT. A governadora votou no mesmo lugar que Pudim, mas eles votaram separados.

¿ O que houve aqui em Campos foi uma covardia ¿ disse a governadora.

A Polícia Federal registrou, na tarde de sábado, uma única denúncia de compra de votos. Dez pessoas testemunharam contra um ex-candidato a vereador pelo PSDB, que teria tentado comprar eleitores para Geraldo Pudim. O delegado federal Ronaldo Menezes afirmou que o segundo turno em Campos foi marcado pelo denuncismo, e que quase todas as denúncias não foram confirmadas.

Ainda sem o resultado oficial e depois da divulgação de uma pesquisa do próprio PMDB que apontava a vitória de Mocaiber, Pudim disse que o povo é soberano e que sua vontade tem de ser respeitada. Ele afirmou, porém, que as eleições não ocorreram dentro da normalidade:

¿ Houve lances estranhos e subterrâneos ¿ disse Pudim.

Mocaiber comemorou o resultado por volta das 19h, em um discurso, na praça São Salvador, no Centro de Campos.

¿ Obrigado à militância. Não teria conseguido sem ela.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda vai julgar recursos à decisão do plenário do TRE. Garotinho disse ontem que não acredita que voltará a ser considerado inelegível. A eleição na cidade ainda está sub judice. O TSE ainda vai julgar recursos à decisão do plenário do TRE.

O segundo turno levou a Campos caciques nacionais, como o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, e o senador Marcelo Crivella, que apoiaram Mocaiber. Garotinho e Rosinha criticaram o governo Lula:

¿ O que está ficando claro é que todas as pessoas ligadas ao presidente estão envolvidas com corrupção ¿ disse Garotinho.

¿ O governo federal vem se sustentando porque estão abanando. O governo está podre. Agora estão com medo até de um caseiro. Quem tem medo de caseiro não tem que estar governando ¿ afirmou Rosinha.

Em frente à casa do casal, policiais civis, em greve no Rio, seguraram faixas com os dizeres ¿O Rio não vota em Garotinho¿ e ¿Os policiais civis pedem socorro¿.

www.oglobo.com.br/pais