Título: CPI DOS CORREIOS VAI INDICIAR 130
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 27/03/2006, O País, p. 5

Marcos Valério será indiciado por nove crimes; Silvio Pereira, por dois

BRASÍLIA. O relatório da CPI dos Correios que será apresentado amanhã terá pelo menos 130 pedidos de indiciamentos de políticos ¿ aliados do governo e da oposição ¿ e de dirigentes de partidos e de estatais. Até ontem, o documento preparado pelo relator geral Osmar Serraglio (PMDB-PR) tinha essa quantidade de pedidos de indiciamentos. O número pode crescer em aproximadamente 10 ou 20 nomes, porque Serraglio ainda está decidindo como vai tratar a situação dos parlamentares que respondem ou responderam a processos no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

Os ex-ministros José Dirceu e Luiz Gushiken também deverão ser indiciados, garantiam ontem integrantes da CPI. Ontem à noite, Serraglio ainda decidia de que forma eles teriam o seu indiciamento pedido. A citação aos dois ex-ministros, aliados próximos do presidente Lula durante os três primeiros anos de governo, deve motivar uma das maiores disputas entre governo e oposição durante a discussão e votação do relatório final da CPI.

Valério: lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

Os parlamentares que receberam dinheiro do empresário Marcos Valério serão citados no relatório. A dúvida é se a referência aos seus nomes será ou não acompanhada de um pedido de indiciamento. Já Valério, por exemplo, terá o seu indiciamento pedido por nove crimes, entre eles falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

Os pedidos de indiciamentos a serem feitos pelos parlamentares ao Ministério Público estarão divididos no relatório por capítulos: 23 no que trata das investigações nos Correios, motivo original da CPI; 49 no trecho que faz referência à apuração nos fundos de pensão; 24 no que trata do valerioduto; 26 no do mensalão e oito no do IRB. Entre os ex-dirigentes de estatais, estarão dois ex-presidentes dos Correios, Hassan Gebrin e Egydio Bianchi, e o ex-presidente do IRB, Lídio Duarte.

O ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira, aquele que recebeu uma caminhonete Land Rover da construtora baiana GDK, que tem contratos com a Petrobras, terá o seu indiciamento pedido por tráfico de influência e formação de quadrilha. O Tribunal de Contas da União encontrou indícios de superfaturamento num dos contratos da da empresa com a estatal.

O deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), sub-relator responsável pela investigação nos fundos, pediu também o indiciamento do ex-assessor da Casa Civil e ex-secretário de Comunicação do PT Marcelo Sereno. Ele é acusado de ter induzido a especulação e manipulado o mercado, e também de uso indevido de informação privilegiada.

Governistas podem fazer relatório paralelo

se não houver um acordo, não está descartada a possibilidade de os governistas da CPI dos Correios tentarem apresentar um relatório paralelo ao de Serraglio. Também é possível que, sem consenso, os governistas apostem na aprovação apenas do trecho referente às investigações nos Correios, conduzidas pelo sub-relator petista José Eduardo Cardozo (SP).