Título: BOVESPA TEM NOVOS CURSOS GRATUITOS
Autor:
Fonte: O Globo, 27/03/2006, Economia, p. 16
Intenção é ensinar os conceitos de educação financeira e poupança
Na esteira do forte crescimento da participação de investidores pessoa física no mercado de ações, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) lançou este mês o Projeto Educar. Dele fazem parte seis modelos de cursos gratuitos, criados pela Bolsa para explicar os conceitos de educação financeira e poupança para idosos, adultos e crianças a partir de 11 anos. Em apenas três semanas, o número de inscritos já passa de 20 mil pessoas, e algumas turmas já foram fechadas.
As aulas têm duração de duas a seis horas, e o conteúdo das cartilhas ¿ também gratuitas ¿ é voltado para diferentes públicos, divididos em seis grande grupos. São eles: Bovespa Júnior (11 a 15 anos), Bovespa Teen (15 a 18 anos), Bovespa Master (universitários e adultos), Bovespa Família (membros adultos de famílias), Mulheres em Ação (público feminino) e Bovespa Sênior (Terceira Idade).
Crianças e jovens aprenderão o que é o dinheiro e a inflação, como funcionam os bancos e a importância de poupar. Já os adultos, a como fazer orçamento familiar, como poupar para a aposentadoria e as alternativas de investimento.
O projeto foi levado inicialmente a três cidades: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, mas a intenção é estendê-lo ainda este ano para Curitiba e Fortaleza. Nem bem foram lançadas, várias turmas já estão esgotadas. Para inscrever-se, os interessados precisam acessar o endereço www.bovespa.com.br/educacional e clicar no botão Projeto Educar para conferir as turmas que ainda estão abertas.
No Rio, ainda há vagas nas seguintes turmas: Bovespa Master (as aulas serão ministradas em 12 e 13 de junho), Bovespa Família (nos dias 9 e 10 de maio) e Bovespa Sênior (29 e 30 de março, 4 e 5 de abril e 3 e 4 de maio). (P.E.)