Título: EMPRESA MUDA POLÍTICA DE AÇÃO INTERNACIONAL
Autor: paulo Thiago de Mello
Fonte: O Globo, 27/03/2006, Economia, p. 17

Meta da companhia é se transformar numa grande vendedora do óleo no mercado externo

Ao mesmo tempo em que chega à auto-suficiência na produção nacional de petróleo, a Petrobras muda sua política de atuação no exterior. Há pouco tempo, o objetivo da estatal com suas atividades no mercado internacional era o pleno atendimento do mercado interno de combustíveis. Segundo o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, a política agora é se transformar em uma grande companhia petrolífera mundial.

A Petrobras pretende chegar a 2010 vendendo no exterior cerca de um milhão de barris de petróleo por dia.

¿ A Petrobras tem sua produção voltada para atender o mercado interno, diferentemente de outros países. Mas vamos mudar essa situação em 2010, vamos nos tornar um país exportador de petróleo efetivamente ¿ disse Gabrielli.

Segundo o executivo, em 2010, além das exportações de 550 mil barris por dia de petróleo, a Petrobras deverá produzir outros 470 mil no exterior. Até 2010 a companhia vai investir em outros países US$7,1 bilhões.

Além de atuar em todas as áreas, da exploração à distribuição de combustíveis em países da América Latina como Argentina e Bolívia, a Petrobras participa de vários blocos no lado americano do Golfo do México, no Oeste da Ásia e no Oriente Médio.