Título: SENADO DOS ESTADOS UNIDOS DEBATE REFORMA NA LEI PARA IMIGRANTES
Autor:
Fonte: O Globo, 27/03/2006, O Mundo, p. 19

Manifestações gigantescas aumentam pressão sobre conservadores

WASHINGTON. O Senado dos Estados Unidos começará esta semana a discutir uma proposta de modificação nas leis de imigração que promete provocar não apenas divisões entre integrantes dos partidos Democrata e Republicano mas até mesmo dentro das legendas. A negociação parlamentar ocorre logo depois que milhares de imigrantes, legais e ilegais, e simpatizantes da causa fizeram marchas gigantescas em cidades como Phoenix e Atlanta. Sábado, em Los Angeles, cerca de 200 mil pessoas foram às ruas. Ontem, três mil protestaram em Columbus.

As discussões vão desde propostas de tornar todos os imigrantes ilegais nos EUA criminosos (atualmente, eles são considerados irregulares, mas seus casos são tratados pelo Departamento de Imigração, não pela polícia) até facilitar o processo de naturalização deles como americanos. O governo Bush defende um endurecimento na patrulha da fronteira com o México e a criação da figura legal de trabalhadores temporários, que permitiria que estrangeiros permanecessem no país entre cinco ou seis anos para trabalhar em funções que os americanos não querem.

A Comissão do Judiciário do Senado dos EUA está negociando mudanças nas leis de imigração e de trabalho de imigrantes, mas não conseguiu até agora chegar a um consenso. O líder da maioria do Senado, o republicano Bill Frist, disse ontem que se a comissão não chegar a uma conclusão esta semana ele enviará sua própria proposta, considerada bastante conservadora por defensores dos direitos dos imigrantes.

Eleição de novembro é arma para imigrantes

Segundo analista políticos, a proposta de Frist seria muito parecida com a proposta de lei aprovada pela Câmara dos Representantes, que não inclui qualquer menção à criação de programas de trabalhadores temporários nem oferece qualquer facilidade para que o status dos imigrantes ilegais seja legalizado.

A discussão ganhou relevância no momento em que se aproxima as eleições parlamentares de novembro.

¿ Há milhões de imigrantes que já se tornaram cidadãos (americanos) que estão profundamente interessados no que está acontecendo com suas famílias, comunidades e vizinhanças ¿ disse Deepak Bhargava, diretor-executivo do Centro para a Mudanças das Comunidades. ¿ Deve-se esperar que estes imigrantes votarão em números recordes em novembro. Esperamos que eles ajudem a virar a maré no debate antiimigração.

Calcula-se que haja cerca de 12 milhões de trabalhadores ilegais nos EUA. Associações patronais e até sindicatos apóiam que se facilite a legalização destes imigrantes.

Hoje, os senadores John McCain, republicano, e Edward Kennedy, democrata, vão se reunir para discutir o impasse. Tanto McCain quando o líder republicano Frist são possíveis pré-candidatos à Presidência.