Título: SCHUMANN ERA UM CRÍTICO DE PALOCCI
Autor: Alan Gripp e Jucimara de Pauda
Fonte: O Globo, 28/03/2006, O País, p. 11

Engenheiro e sindicalista, ele passou por diversas prefeituras petistas

RIBEIRÃO PRETO (SP). Petistas próximos de Ricardo Schumann afirmam que o consultor especial de Jorge Mattoso, um dos pivôs da queda de Antonio Palocci, era um dos críticos do ministro afastado ontem. Engenheiro, funcionário público em Campinas, Schumann é tido como um quadro técnico do PT.

O engenheiro presidia o Sindicato dos Servidores de Campinas e, em 1989, foi secretário de Administração do prefeito Jacó Bittar. Foi um dos primeiros secretários expurgados por Jacó Bittar, que, em sua administração, sofreu várias denúncias de corrupção e acabou saindo do PT para escapar da expulsão.

Schumann passou por diversas prefeituras petistas, entre elas a de Marta Suplicy, em São Paulo, onde presidiu a Cohab (Companhia de Habitação de São Paulo) de agosto de 2001 a outubro de 2003. Na ocasião, trabalhou com Suely Muniz, mulher do ex-presidente da Caixa Jorge Mattoso. Pouco menos de um ano depois, Sueli ocupou a presidência da empresa.

O engenheiro deixou a Cohab para presidir a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Campinas), na gestão da petista Izalene Tiene, que assumiu o cargo depois do assassinato do prefeito Antonio dos Santos, o Toninho do PT. Depois, ocupou cargo de secretário de Obras em Vargem Grande Paulista. Em 2005, Mattoso o convidou para ser consultor na Caixa.

Schumann tem 45 anos, é casado, pai de uma filha e mora em Jundiaí, na região metropolitana de São Paulo. Crítico da política econômica de Palocci, não faz parte das tendências internas do PT, que chegaram a pedir a cabeça do ministro. Companheiros de Schumann disseram que o engenheiro deve ter se sentido constrangido com o episódio do extrato bancário do caseiro.