Título: DEMISSÃO GANHA DESTAQUE EM JORNAIS DO EXTERIOR
Autor: José Meirelles Passos e Helena Celestino
Fonte: O Globo, 28/03/2006, O País, p. 12
`Financial Times¿ diz que troca de ministro pode afetar economia
A imprensa internacional destacou o pedido de demissão de Antonio Palocci do Ministério da Fazenda. Enquanto as edições eletrônicas de alguns dos principais jornais do mundo frisavam as circunstâncias que levaram o petista a renunciar, com várias menções à casa onde supostamente se reunia a ¿República de Ribeirão Preto¿, jornais e agências de notícias econômicas relatavam um misto de segurança em relação à continuação da política econômica do governo com uma preocupação de que a mudança signifique uma inflexão para a esquerda.
A edição eletrônica do ¿Financial Times¿ abria ontem no início da noite sua seção dedicadas a notícias do continente americano (excluindo os EUA) com a demissão de Palocci.
Após mencionar que o vazamento da conta de Francenildo para a imprensa provocou uma crise, o jornal avaliou que a demissão pode significar uma mudança nas políticas do governo caso Lula seja reeleito. O ¿Financial Times¿ acredita que qualquer uma das opções de substituto (Guido Mantega era citado ao lado de Murilo Portugal e Aloízio Mercadante) não garantiria um ¿compromisso com a ortodoxia¿ da economia.
`Os investidores devem estar prestando atenção¿
O jornal publicara em sua edição impressa de domingo reportagem chamada ¿Depois de Palocci¿, já prevendo que sua situação era insustentável. Segundo analistas ouvidos pelo ¿FT¿, a política econômica do governo seria levada para a esquerda e colocaria ¿as reformas sob ameaça.¿ ¿Os investidores devem estar prestando atenção.¿
A agência de notícias Bloomberg trazia ontem como notícia principal a demissão de Palocci. Ela avalia que sua saída deixa ¿o governo mais vulnerável a pressões para aumentar os gastos.¿ A agência também destacou uma entrevista dada ontem pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em Nova York, na qual ele disse que a economia brasileira tem ¿fundamentos sólidos¿, mas que o presidente Lula está ¿perdido no comando.¿
A demissão de Palocci foi a notícia principal da edição eletrônica do jornal ¿Clarín¿, da Argentina. Segundo o diário, a decisão não foi surpresa, ¿mas gera certa incerteza sobre o futuro da economia brasileira.¿ O diário argentino destaca que o ex-ministro é acusado de ter estado numa casa ¿onde se realizavam negócios e também festas com prostitutas¿, usando letras em negrito para destacar as últimas três palavras.
O espanhol ¿El Pais¿ e o argentino ¿La Nación¿ também deram a notícia com destaque. Os americanos ¿The New York Times¿ e ¿The Washington Post¿ noticiaram a demissão, mas com reportagens escritas pela agência de notícias AP. O francês ¿Nouvel Observateur¿ também noticiou a saída.