Título: O homem está correndo com medo¿, diz Nildo
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 28/03/2006, O País, p. 14

Para o caseiro que teve sigilo quebrado ilegalmente, demissão prova que petista não estava falando a verdade

BRASÍLIA. Francenildo Santos Costa andava ontem à tarde por uma rua da cidade-satélite de Brasília quando recebeu uma ligação do GLOBO. Eram 17h30m, minutos depois de a demissão do ministro Antonio Palocci ser divulgada. Ao ouvir a notícia, levou um susto:

¿ Ué, mas já? ¿ perguntou.

O caseiro respirou fundo, emudeceu por uns três segundos e fez um desabafo:

¿ Ele falou que quem tava mentido é (sic) eu! Então o homem tá devendo então? Tá correndo com medo... É o pega na mentira como os senadores falaram na CPI dos Bingos ¿ exclamou.

Perguntado se tinha ficado contente, não vacilou: disse, com suas palavras, que a demissão provava que ele estava falando a verdade. E dispensou o repórter:

¿ Vou ligar o rádio!

O caseiro que derrubou o homem forte da economia no governo Lula demonstrou uma confiança jamais vista até aqui. Desde que teve o sigilo bancário quebrado, há dez dias, andava assustado. Não disse sequer ao seu advogado, Wlício Chaveiro Nascimento, onde vem dormindo. Quinta-feira passada, quando esteve na Polícia Federal, disse não acreditar num desfecho positivo (para ele) do episódio:

¿ Agora é o tostão contra o milhão ¿ disse ele, ao ser perguntado se queria dar um recado ao presidente Lula.

Nildo, como é conhecido, foi envolvido nas investigações sobre a República de Ribeirão Preto no dia 8 de março. Ele foi citado na CPI dos Bingos pelo motorista Francisco das Chagas Costa, que dirigia para ex-assessores de Palocci quando eles vinham a Brasília. O motorista sequer sabia o nome do caseiro, mas disse que ele poderia confirmar tudo o que acabava de dizer aos senadores: que Palocci, ao contrário do que afirmara, havia estado na casa alugada pelos amigos do passado.

¿Confirmo até a morte¿, disse Nildo na CPI

Nildo deu uma entrevista ao ¿Estado de S.Paulo¿ confirmando o depoimento do motorista. Levado pela oposição à CPI dos Bingos, disse:

¿ Confirmo até a morte!

O depoimento dele foi interrompido por uma liminar do Supremo Tribunal Federal.

Um dia após o depoimento, a revista ¿Época¿ divulgou dados de seu sigilo bancário, quebrado na sede da Caixa Econômica Federal. A revista revelou que Nildo recebeu depósitos de R$25 mil em dinheiro nos últimos três meses e abriu uma guerra entre oposição e governo, que tentou desqualificar o depoimento de Nildo insinuando que ele recebera dinheiro para acusar Palocci.