Título: FH CRITICA LULA PELA DEMORA
Autor: Adriana Vasconcelos, Maria Lima e Berbardo de la P
Fonte: O Globo, 28/03/2006, O País, p. 17

`A situação ficou insustentável¿, diz ex-presidente, em Nova York

NOVA YORK. Foi no meio de uma palestra na Columbia University, em Nova York, que o ex-presidente Fernando Henrique recebeu ontem a notícia da saída do ministro Antonio Palocci. Primeiro, fez os alunos rirem ao dizer que seria falta de respeito falar sobre corrupção numa instituição tão séria. Depois, criticou o presidente Lula por ter demorado a afastar Palocci e considerou inaceitável um Estado transformar em vítima os que o acusam.

¿ A situação ficou insustentável. Depois desse depoimento, o Palocci agiu como tinha de agir. É inaceitável a utilização do poder do Estado para conseguir um argumento de defesa para alguém que está sendo acusado ¿ disse o ex-presidente.

Em Nova York desde domingo para lançar o seu livro ¿The Accidental President of Brazil¿, Fernando Henrique só conseguiu achar uma qualidade no novo ministro da Fazenda: a discrição. Lembrou do tempo em que Mantega era um jovem economista ligado ao Cebrap, o grupo de estudos que fundou durante a ditadura.

¿ O Mantega é discreto. Conheço ele de muitos anos, mas precisa ver o que ele vai fazer. Nesse momento, o máximo que se pode pedir é discrição ¿ disse.

Sobre a repercussão externa da substituição, Fernando Henrique disse que existe uma dupla leitura: uma é favorável, no sentido de que a economia está sólida e não será afetada. A segunda é de que é uma pena a saída de mais um ministro sob suspeita de corrupção.

¿ É uma pena que um governo que começou com tantas esperanças esteja terminando de maneira tão lamentável. (Helena Celestino)