Título: PÚBLICO-ALVO TEM FORTE POTENCIAL DE CONSUMO
Autor:
Fonte: O Globo, 28/03/2006, Economia, p. 28

No Rio, segmento soma 64%

As classes C e D no Rio têm, juntas, 5,8 milhões de consumidores, dos quais apenas 2,6 milhões são leitores de jornal, segundo dados consolidados de 2005 da consultoria Marplan. Com o aumento do potencial de consumo dessa camada da população ¿ que apenas no ano passado movimentou US$137 bilhões na economia ¿ surge uma nova oportunidade de negócio e 3,2 milhões de possíveis novos leitores de jornal.

O ¿Expresso¿ foi criado para atender às classes C e D do Rio, que representam 64% da população do estado. No Brasil, esse segmento já representa 28% do consumo total. De acordo com o diretor executivo da Infoglobo, Agostinho Vieira, o lançamento do ¿Expresso¿ é resultado de uma tendência mundial do setor.

¿ Acreditamos, hoje, que os jornais gratuitos não funcionariam no Brasil, como acontece na Europa e nos Estados Unidos. Mas um jornal como o ¿Expresso¿, que chamamos de compacto popular, com preço baixo, tem grande potencial de crescimento ¿ explicou o executivo da Infoglobo.

Dados da Marplan mostram que 633 mil pessoas das classes C e D têm automóveis e 923 mil pretendem comprar um. Já o total de cartões de crédito nesse segmento é de 1,2 milhão de unidades, enquanto o número de contas-correntes chega a dois milhões.