Título: `EXPRESSO¿, O NOVO JORNAL PARA AS CLASSES C E D
Autor:
Fonte: O Globo, 28/03/2006, Economia, p. 28

Tablóide chega às ruas do Rio de Janeiro com preço de R$0,50 e tiragem inicial de cem mil exemplares

Chegou ontem às ruas do Rio o jornal ¿Expresso¿, a nova publicação da Infoglobo, que também edita o GLOBO, o ¿Extra¿ e o ¿Diário de S. Paulo¿. Em formato tablóide e com tiragem inicial de cem mil exemplares, o produto foi criado para atender à população das classes C e D do estado que ainda não lê jornal. Pelos cálculos do mercado, são 3,2 milhões de potenciais leitores nesse segmento. O ¿Expresso¿, que terá 32 páginas em média e preço de capa de R$0,50, vai circular de segunda a sexta-feira em todo o Rio. A distribuição será mais forte na Baixada Fluminense, na Zona Oeste, na Leopoldina e na área da Central do Brasil.

Números preliminares da Infoglobo indicam uma venda de 50 mil exemplares em todo o Estado do Rio no primeiro dia de circulação do ¿Expresso¿.

¿ É um número importante para o primeiro dia. Fizemos um lançamento diferente, com algumas ações apenas nas ruas, mas os leitores demonstraram muita curiosidade pelo novo jornal. Acreditamos que esse número amadureça nos próximos dias ¿ disse João Carlos Rosas, gerente-geral de Circulação da Infoglobo.

Publicação terá papel de atrair novos leitores de jornal

O diretor executivo da Infoglobo, Agostinho Vieira, lembra que o Estado do Rio é o que concentra o maior número de leitores de jornal do país, com 5,1 milhões de consumidores. Ele acredita, no entanto, que há espaço para crescer para algo entre seis e nove milhões e que a maior oportunidade de expansão está nas classes C e D.

¿ São três milhões de não-leitores nas classes C e D que podemos atingir com a nova publicação. Até o fim do ano queremos ser líderes nesse mercado ¿ explicou Vieira.

O executivo frisou, ainda, que o ¿Expresso¿ cumprirá o papel de incluir a camada da população que ainda não tem acesso à leitura de jornal. Para Vieira, hoje falta um produto específico para esse segmento:

¿ Esse jornal tem o papel de trazer gente (para o mercado) que hoje não lê jornal. Seja porque não tem tempo ou dinheiro ou porque não há um produto adequado.

A chegada do ¿Expresso¿ consolida, ainda, de acordo com o diretor executivo da Infoglobo, uma nova categoria no mercado de jornais. São os chamados compactos, cujas principais características são o preço baixo, o formato tablóide e a leitura rápida e fácil. Assim, o mercado do Rio hoje está dividido em três categorias de jornais: Quality Papers (GLOBO e ¿Jornal do Brasil¿), Populares (¿Extra¿ e ¿O Dia¿) e Compactos (¿Expresso¿ e ¿Meia-Hora¿).

O lançamento do ¿Expresso¿ foi precedido por mais de um ano de pesquisas conduzidas pela Troiano Consultoria de Marca. Foram 24 grupos de discussão e 1.800 entrevistas individuais. Ao longo desse período foram feitos os ajustes necessários para atender às demandas das classes C e D.

Campanha leve e divertida como a publicação

Uma das preocupações foi a escolha das cores e dos tamanhos das letras que seriam usadas nos textos da publicação, já que uma das características do jornal é a leitura nos transportes coletivos.

O editor do ¿Expresso¿, Marcelo Senna, ressaltou que o jornal vai cobrir todas as áreas, com ênfase nos assuntos de cidade, polícia, economia popular, TV, lazer e esporte. A equipe própria é composta por dez profissionais.

¿ O jornal tem que ser útil para o leitor. Vamos usar o conteúdo das demais publicações da Infoglobo, mas também teremos diferenciais, como uma seção que mostra quais os produtos que estão mais baratos na feira ¿ disse.

A Contemporânea foi a agência escolhida para fazer a campanha de lançamento do jornal. Com o slogan ¿Direto ao que interessa¿, a publicidade será voltada para os locais freqüentados pelo público-alvo, como terminais rodoviários e meios de transporte coletivo, além de rádio e outdoors.

¿ Vamos valorizar o leitor e o valor pago pelo jornal. A linguagem da campanha será simples e direta, mas também leve e divertida, traduzindo a alma do ¿Expresso¿ ¿ disse Mauro Matos, da Contemporânea.