Título: MENSALEIROS SÃO ACUSADOS DE CRIME ELEITORAL
Autor: Adriana Vasconcelos e Maria Lima
Fonte: O Globo, 30/03/2006, O País, p. 11

Já José Dirceu deve responder pelo crime de corrupção ativa

BRASÍLIA. O relatório final da CPI dos Correios foi criticado por ter usado para os 19 parlamentares mensaleiros a tipificação de crime eleitoral e sonegação fiscal, livrando-os da corrupção passiva.

¿ Como o Zé Dirceu é o corruptor e não tem corrompidos? Não podemos fazer acusações indevidas. Na dúvida, manda para o Ministério Público investigar ¿ disse o deputado petista José Eduardo Cardozo (SP).

¿ O relatório é muito polêmico. É estranho que os parlamentares não tenham sido indiciados por corrupção ativa, só os que deram o dinheiro ¿ concorda Heráclito Fortes (PFL-PI).

Mais ponderados, os deputados Maurício Rands (PT-PE) e Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) apostam que ainda será possível uma negociação que garanta a aprovação do relatório do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) em vez de um alternativo.

¿ As alterações podem ser incorporadas ou levadas a voto. Mas se quiserem forçar a barra, não vai ser aprovado. Não queremos o erro de dois relatórios, vamos ter serenidade, é hora de muita calma, vamos trabalhar até o último minuto por um relatório só para que a CPI não caia no descrédito ¿ disse Rands, que teria uma reunião com Cardozo, ACM Neto e Eduardo Paes para iniciar as conversas de ajuste.

¿ É um relatório forte, contundente, consistente, completo. Temos de analisá-lo com cautela e definir a estratégia de cada parlamentar. O relator agiu com imparcialidade, mas é preciso alguns entendimentos. Sem acordo, com o relatório alternativo regimental, tudo será definido no voto ¿ disse ACM Neto.

Serraglio rebateu as críticas de governistas e oposição

Serraglio tentou justificar alguns de seus posicionamentos. Sem admitir que tenha sido pressionado pelo governo para não fazer qualquer referência ao filho do presidente Lula, Fábio Luiz Lula da Silva, o relator explicou que preferiu não se aprofundar sobre um assunto que não chegou a investigar:

¿ Achei que não deveria criar um clima de pirotecnia. Eu não investiguei as operações realizadas pela Gamecorp, por isso deixo apenas uma recomendação para que o Ministério Público esclareça esta questão.

Serraglio rebateu as críticas dos governistas:

¿ Quem vai dizer se há ou não condições para indiciar o José Dirceu e o Gushiken é o Ministério Público.

Ele esclareceu ainda que está recomendando o indiciamento tanto de Azeredo quanto dos 19 parlamentares que foram citados no primeiro relatório parcial apresentado pela CPI, por suas relações com o empresário mineiro Marcos Valério.

¿ Não há diferença de tratamento. Todos eles cometeram crime eleitoral e contra a ordem tributária.