Título: ROSINHA DECIDE HOJE SE RENUNCIA
Autor: Chico Otavio e Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 30/03/2006, O País, p. 15

Ontem, tendência da governadora era de permanecer no cargo até o fim

Pressionada por sua base no interior do estado, formada por 60 prefeitos, e com receio de que o vice-governador, Luiz Paulo Conde, interrompa seu programa de governo, a governadora Rosinha Garotinho passou o dia ontem convencida de que não deveria deixar o cargo amanhã, prazo final para a desincompatibilização. Ligou para seus secretários, disse que ficaria no governo e convidou novos titulares para as pastas em que haverá substituição. A governadora afirmou que anunciará a decisão hoje.

Pesa também contra a saída de Rosinha a preocupação de Garotinho em evitar que a renúncia seja interpretada como reconhecimento da derrota no PMDB. O ex-governador, pré-candidato do partido à Presidência, será submetido à convenção do partido em junho.

Garotinho seria puxador de legenda para deputado

A saída de Rosinha, que se candidataria ao Senado, abriria caminho para que Garotinho concorresse a uma vaga na Câmara dos Deputados, caso não conseguisse a legenda para concorrer à Presidência. Na segunda-feira, em reunião no Palácio Laranjeiras, a governadora anunciou ao senador Sérgio Cabral e ao presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Picciani, que renunciaria. O PMDB pressiona Garotinho para que se candidate a deputado porque, nos cálculos do partido, sua votação garantiria a eleição de pelo menos mais sete deputados.

O secretário estadual de Governo, Luiz Fernando Pezão, disse ontem que a governadora permaneceria no cargo. Assessores dela, no entanto, afirmaram que é impossível bater o martelo sobre o destino de Rosinha até amanhã, data-limite para que ela deixe o cargo, caso queira disputar uma vaga no Legislativo.

Ela desistiu da consulta que faria hoje à Executiva Estadual do PMDB. A reunião, marcada ontem para as 10h30m de hoje, no Palácio Laranjeiras, foi cancelada no final da tarde. De acordo com o secretário-adjunto do partido, Carlos Alberto Muniz, a pedido de Garotinho.

¿ Tenho que decidir até amanhã (quinta-feira). Se tiver de sair do palácio só tenho um dia para fazer a mudança ¿ afirmou a governadora.

COLABOROU:Dimmi Amora