Título: OTÁVIO LEITE TAMBÉM DECIDE VIAJAR E IVAN MOREIRA ASSUME A PREFEITURA
Autor: Luiz Ernesto Magalhães
Fonte: O Globo, 29/03/2006, Rio, p. 23

Presidente da Câmara diz que jamais cobiçou o cargo de Cesar Maia

O Rio de Janeiro terá um novo prefeito pelo menos por um fim de semana. O presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Moreira (PFL), assume o cargo na sexta-feira já que o tucano Otávio Leite, vice de Cesar - que viajou para o Equador no início da semana - também decidiu se ausentar do país. Pré-candidato a deputado estadual, Otávio decidiu viajar porque se continuar prefeito interino após o dia 31 será declarado inelegível.

- Ainda nem sei para onde vou. Por orientação da executiva do partido quero ter condições de ser candidato em outubro - disse Otávio.

A legislação eleitoral permite que os vices de governadores e prefeitos permaneçam nos cargos sem perder a condição de candidatos a partir de abril, desde que não substituam o titular. Como o PSDB cobiça a prefeitura do Rio, mas Cesar Maia tem declarado que não sairá candidato, a tendência é que Otávio dispute mesmo uma vaga na Alerj. Ontem, os tucanos ainda tentavam convencer a executiva nacional do PFL de que o melhor seria que Cesar deixasse a prefeitura (deixando a vaga para Otávio) e se candidatasse ao governo do Estado.

Caso Otávio seja eleito deputado, Ivan, cuja base eleitoral é em Jacarepaguá, passará a ser o substituto imediato de Cesar. O presidente da Câmara diz que jamais sonhou em ser prefeito e admite que não dá para fazer muita coisa numa interinidade tão curta. Mas diz que teria uma prioridade:

- A prefeitura precisa investir urgente em conservação. Na Barra da Tijuca, por exemplo, há vários cruzamentos sem sinais de trânsito porque foram roubados - disse.