Título: PT pedirá mudanças na economia já esta semana
Autor: Soraya Agege de Carvalho
Fonte: O Globo, 29/03/2006, Economia, p. 27

Satisfeitos com escolha de Mantega, petistas esperam mais diálogo com a Fazenda e querem aumento dos gastos

SÃO PAULO. Mais à vontade com a substituição de Antonio Palocci por Guido Mantega no Ministério da Fazenda, o PT fechou consenso e decidiu pedir mudanças na política econômica já a partir de sexta-feira, na reunião de seu Conselho Político, em São Paulo. Vários dirigentes avaliaram ontem que Palocci atuou "muito afastado" do partido e que Mantega tem apoio de todas as correntes, por ter pensamento mais alinhado ao do PT, menos monetarista. O partido também espera mais diálogo com a Fazenda.

- Trocamos o Ronaldo Fenômeno pelo Ronaldo Gaúcho. No caso, o Mantega dará mais agilidade na meia-esquerda - disse a deputada Maria do Rosário (PT-RS), integrante da comissão que analisa as diretrizes e membro do Movimento PT, organização interna de centro.

Os documentos políticos preparados pela comissão petista, um sobre conjuntura e outro sobre as diretrizes eleitorais, servirão de base para o Encontro Nacional, no fim do mês. As diretrizes econômicas para 2006 aparecem como condições para a reeleição do presidente Lula. Segundo membros do conselho, as bases estão todas acertadas e a divulgação só depende de possíveis emendas dos delegados regionais.

O documento pede maior execução orçamentária, mais empregos, responsabilidade fiscal combinada com social, menos juros e avanços na distribuição de renda.

- O PT pedirá mudanças e espera mais diálogo. Palocci andava muito sumido do partido - disse Romênio Pereira, secretário de organização e dirigente do Movimento PT.

O presidente do PT, Ricardo Berzoini, da Unidade na Luta, também está otimista:

- Guido fará uma política afinada com Lula. O processo já aponta para queda dos juros e maior execução orçamentária.

- Mantega tem apoio do partido. Foi uma ótima escolha - disse Joaquim Soriano, da executiva nacional e da Democracia Socialista, esquerda do PT.