Título: RELATÓRIO SOBRE TV DIGITAL DEVE FICAR PRONTO AMANHÃ
Autor:
Fonte: O Globo, 29/03/2006, Economia, p. 31

Equipe de ministros brasileiros vai a Japão e Coréia em abril para visitar fábricas

BRASÍLIA. O Conselho de Desenvolvimento da TV digital, formado por nove ministros do governo, deverá concluir amanhã o relatório com a proposta para a implantação do novo serviço no Brasil. Com o relatório em mãos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá condições de decidir qual será o padrão da TV digital a ser implantado no país - japonês (ISDB), europeu (DVB) ou americano (ATSC). Segundo uma fonte do governo, os ministros já chegaram a um consenso.

A apresentação do relatório é uma exigência do decreto de 2003, que definiu a necessidade do país estudar o modelo brasileiro de TV digital. O conselho terá que recomendar ao presidente, além do padrão tecnológico, o modelo de negócios a ser implantado. Isto é, se a TV digital será de alta definição, com som e imagens melhores do que o cinema, ou standard, mas permitindo a transmissão de até quatro canais.

O conselho de desenvolvimento é formado pelos ministérios da Fazenda, das Comunicações, do Desenvolvimento, de Ciência e Tecnologia, da Cultura, de Relações Exteriores, da Educação e do Planejamento e a Casa Civil.

Uma equipe de ministros deverá seguir no dia 9 ou de 10 de abril para Japão e Coréia do Sul. Eles vão visitar as fábricas de semicondutores japonesas e de cristal líquido na Coréia. O governo deve dar preferência a investidores que instalarem indústria no país.