Título: EX-DITADOR LIBERIANO FOGE NA NIGÉRIA
Autor:
Fonte: O Globo, 29/03/2006, O Mundo, p. 36

Charles Taylor ia ser entregue à ONU para julgamento por crimes de guerra

ABUJA, Nigéria. Dois dias depois de o governo nigeriano dar sinal verde à Libéria para obter sua extradição para responder por crimes de guerra e contra a Humanidade, o ex-presidente liberiano Charles Taylor desapareceu de sua residência na cidade de Calabar anteontem à noite.

Taylor, que deixou o poder em 2003 como parte de um acordo para pôr fim à guerra civil na Libéria e se asilou na Nigéria, é acusado por um tribunal internacional da ONU de apoiar - vendia armas e recebia diamantes - rebeldes na Serra Leoa que cometeram atrocidades contra civis.

- Permitir a Charles Taylor escapar do julgamento seria um escândalo para os direitos humanos e uma bofetada nas milhares de vítimas de crimes contra a Humanidade - criticou o diretor para a África da Anistia Internacional, Kolawole Olaniyan.

A polícia nigeriana disse ter ordenado a prisão dos 22 oficiais destacados para vigiar o ex-ditador liberiano. O promotor do tribunal da ONU, Desmond de Silva, afirmou que a partir de agora Taylor é um foragido da Justiça internacional.

O desaparecimento do ex-ditador causou constrangimento ao governo nigeriano, encarregado de sua vigilância. Durante anos o presidente Olusegun Obasanjo manteve a posição de entregar Taylor apenas a um governo eleito. Recentemente, a nova presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, conseguiu de Abuja a autorização para a extradição do ex-ditador. Muitos temem que ele retorne à Libéria e reinicie a guerra civil, que ele mesmo começou em 1989.