Título: ESQUECERAM OS MILHÕES QUE NÃO TINHAM DIPLOMA¿
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 30/03/2006, O País, p. 15

Para Lula, governantes com nível superior não pensaram nos pobres

SÃO PAULO. Em um ato oficial com ares de comício numa das regiões mais carentes da Grande São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dirigiu seu discurso aos pobres, criticou o PSDB e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, afirmando que os que governavam o país não cuidaram da educação, embora tivessem diplomas, porque acham que os pobres não têm direito a cursar universidades. Foi aplaudido por 3.000 pessoas, ao som do refrão ¿Um, dois, três, é Lula outra vez!¿

¿ Durante anos não se cuidou corretamente da educação neste país. Algumas pessoas que governavam o Brasil já tinham conquistado diploma. E se esqueceram dos milhões de brasileiros que não tinham . Pessoas que imaginam que os pobres não têm direito à universidade. Não percebem que o pobre é feito de carne e osso.

O presidente lembrou que, diferentemente de antecessores, não tem curso superior:

¿ Falo com o sentimento de um homem que não conseguiu cursar universidade, mas conseguiu que seus cinco filhos cursassem universidade. Este sentimento que tenho como pai é o mesmo que tenho para cada menina e menino do país.

O presidente assinou acordos com a Prefeitura de Guarulhos e foi ao futuro campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O prefeito, Eloi Piettá (PT), liberou funcionários para irem ao ato. Foram distribuídas bandeiras do Brasil. Um grupo de seis militantes do PSTU ensaiou um protesto, mas teve que deixar o local. ¿Até o caseiro sabia! Só o Lula não sabia?¿, questionava uma faixa levada pelo PSTU. Mas eles deixaram o local antes mesmo que o presidente pudesse vê-los.