Título: DOCUMENTÁRIO SOBRE OS MENORES NO TRÁFICO SERÁ DEBATIDO HOJE NO GLOBO
Autor: Vera Araújo
Fonte: O Globo, 30/03/2006, Rio, p. 19

Encontro terá a presença de rapper MV Bill e ministra da Igualdade Racial

A realidade dos menores aliciados pelo tráfico desnudada pelos produtores MV Bill e Celso Athayde, no filme ¿Falcão - meninos do tráfico¿, será o tema da série Encontros O GLOBO, que se realiza às 19h de hoje, no auditório do jornal. Depois da exibição do filme, com duração de uma hora e meia, o público poderá debater o tema com MV Bill e convidados que atuam na área da infância e da adolescência, numa reflexão sobre o futuro dos menores envolvidos na criminalidade.

O rapper MV Bill diz que não tem ilusões de que o problema possa ser solucionado de uma hora para outra:

¿ É um processo lento. A discussão na área social já é um sinal positivo. O mais importante neste encontro é perceber a reação do público. Estou curioso para saber o que ele tem para dizer, pois eu já falei demais ¿ disse Bill.

Segundo o rapper, ninguém lhe apresentou ainda uma proposta concreta para mudar a situação dos menores.

Além dele, foram convidados a ministra-chefe da Secretaria Especial para Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro; o desembargador Siro Darlan, ex-juiz de menores; o sociólogo Luiz Eduardo Soares, ex-secretário nacional de Segurança Pública; e a chefe do setor de investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a inspetora Marina Maggessi. O mediador do debate será o jornalista Mauro Ventura.

Marina exaltou a importância de se unir forças para solucionar o problema dos menores:

¿ Acho sensacional este debate e fico orgulhosa de unir a minha voz à destes guerreiros, MV Bill e Celso Athayde. Isso é uma prova de que os tempos estão mudando. A polícia mudou, o tráfico mudou. Agora, toda a sociedade tem que mudar.

A ministra Matilde Ribeiro concorda com Marina:

¿ O documentário chama governo, sociedade, meio acadêmico, enfim, o Brasil para juntar forças, alterando a realidade desses meninos.

O auditório do GLOBO fica na Rua Irineu Marinho 35, quarto andar, na Cidade Nova. A capacidade é para 400 pessoas e a entrada é por ordem de chegada. O evento é gratuito.