Título: Gastos sem foco e desperdício de dinheiro
Autor: Luciana Rodrigues
Fonte: O Globo, 30/03/2006, Economia, p. 25

Não é recente o desperdício das cidades fluminenses com as receitas do petróleo. Pesquisa feita nas contas dos dez municípios do Estado do Rio que produzem 81% do petróleo nacional constatou que, entre 1997 e 2002, os investimentos sociais caíram.

Em Campos, os gastos com saúde e saneamento recuaram de 15% para 7% do orçamento. Em São João da Barra, as receitas para educação e cultura caíram de 30% para 18% do total. O município de Rio das Ostras gastou, em 2004, R$12 milhões numa obra de embelezamento da orla que incluiu até piso de porcelanato.

Em 2000, a maior parte do dinheiro arrecadado com royalties era aplicado na pavimentação de estradas. E o governo estadual destinava só 2,6% da receita com royalties para o meio-ambiente, quando a legislação, na época, estipulava um mínimo de 20%.

Nos últimos anos, o governo estadual tem aumentado sua dependência das receitas do petróleo. Levantamento feito pelo gabinete do deputado Alessandro Molon (PT) constatou que, até outubro passado, os royalties e participações especiais responderam por 12,5% da arrecadação estadual do ano. Em 2000, o peso dessas receitas era de só 5,2%. (Luciana Rodrigues)