Título: AS NOVAS VELHAS CARAS DA POLÍTICA ISRAELENSE
Autor:
Fonte: O Globo, 30/03/2006, O Mundo, p. 31

Partido dos Aposentados diz que participa de qualquer coalizão que melhore vida da terceira idade

TEL AVIV. Contrariando o princípio de que eleições servem para trazer caras novas à política, Israel surpreende e dá voz a sete representantes da terceira idade no Parlamento. Criado há poucos meses pela fusão de oito organizações de defesa dos direitos dos pensionistas, o Guil, ou Partido dos Aposentados, considerado uma piada no início da campanha, obteve a simpatia do eleitor descrente com as grandes legendas. O inesperado sucesso nas urnas pôs os simpáticos velhinhos no centro de uma complicada disputa pela formação de um governo de coalizão que sustente o premier eleito, Ehud Olmert.

Acrônimo de Aposentados Israelenses para a Knesset, Guil significa ainda ¿idade¿ em hebraico. Sem plataforma política definida, os velhinhos pretendem trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos 750 mil pensionistas do país por meio do aumento das aposentadorias, do seguro-saúde e dos benefícios da previdência social, além de uma nova política de subsídio para remédios. Um fato curioso é que a maioria dos eleitores do Guil é de jovens de até 30 anos que perderam a confiança nos grandes partidos e, em vez de votar em branco, decidiram apostar num grupo novo, livre de acusações de corrupção e disposto a lutar por uma vida mais digna para pais e avós.

Ainda incrédulo com os resultados, o número dois do partido, Yaakov Ben Yizri, de 78 anos, garante que os pensionistas estão dispostos a participar de qualquer coalizão, independente de posições políticas. Na próxima semana, devem ser chamados pelo premier Ehud Olmert para discutir uma possível aliança. Ate lá, segundo ele, os aposentados precisam assimilar a nova rotina de compromissos, reuniões e entrevistas. Morando na cidade de Kfar Saba, no norte de Tel Aviv, e ex-funcionário de um dos maiores planos de saúde de Israel, Ben Yizri garante que não quer fazer carreira e que vai usar o gordo salário de deputado para ajudar a garantir o futuro dos três netos.

¿ Hoje posso dizer que não tenho vergonha de ser aposentado. Estamos prontos para a batalha e não somos corruptos, não buscamos carreira ou manobras políticas. Por isso vamos colaborar com qualquer partido que respeite os idosos. Um dia todos serão idosos como nós e precisarão de apoio financeiro para sobreviver. Sempre tive vontade de estar no Parlamento. Agora no fim da vida tenho a chance de fazer alguma coisa pela geração de idosos que tanto contribuiu para a criação de Israel ¿ disse Ben Yizri ao GLOBO.

O líder do Guil, Rafi Eitan, de 76 anos, é um ex-agente do Mossad, o serviço secreto israelense. Ele participou de missões como a captura na Argentina, em 1960, do criminoso nazista Adolf Eichmann, depois julgado e condenado à morte por crimes contra o povo judeu no regime de Hitler. Mas Eitan prefere evitar assuntos do passado e falar da vida de aposentado e de suas esculturas de gesso.