Título: EMOCIONADO, PONTES INICIA A JORNADA ESPACIAL
Autor: Roberta Jansen
Fonte: O Globo, 30/03/2006, O Mundo, p. 33

Primeiro astronauta brasileiro vence nervosismo e ansiedade e embarca em nave russa para viagem pioneira

Akern 0.1pt

A cena se desenrolou muito rapidamente. Em questão de alguns poucos minutos, os três astronautas deixaram o prédio da empresa, sorridentes e acenando para as autoridades e jornalistas presentes.

Um cenário de ficção científica

Uma rápida parada e caminharam em direção a autoridades do programa espacial russo. Depois de se apresentarem e baterem continência, seguiram rapidamente para o ônibus que os levaria ao local do lançamento.

Um pouco antes, a quatro horas do lançamento, os astronautas tinham feito os últimos ajustes nas cadeiras da Soyuz (ajustadas sob medida para o corpo de cada um) e nos trajes espaciais. Foram ainda submetidos aos últimos testes médicos de pressão e batimentos cardíacos. Mais cedo, os astronautas já haviam participado de uma entrevista numa sala especial, que os mantinha isolados, já que estavam no período de isolamento exigido antes de viagens espaciais.

O cenário era típico de um filme de ficção científica dos anos 50: os astronautas estavam isolados por um vidro e assistidos por especialistas em máscaras cirúrgicas e roupas esterilizadas. Equipamentos de pelo menos meio século de existência completavam o cenário.

¿ Estou nervoso, ansioso ¿ balbuciou Pontes pelo vidro, à fotógrafa Marizilda Cruppe. ¿ Só consegui cochilar um pouco por três horas e meia.

Do outro lado do vidro, uma platéia vip assistia aos últimos ajustes. Entre eles o cosmonauta russo Alexei Leonov, o primeiro a realizar uma caminhada espacial, em 1965; o astronauta americano Michael Baker; o terceiro turista espacial, o americano Greg Olsen; e Valentina Tereskova, a primeira mulher a ir ao espaço, em 1963.

¿ O espaço está ficando cada vez maior, precisamos levar o mundo todo para lá ¿ afirmou Baker sobre o fato de o primeiro brasileiro estar indo ao espaço. ¿ Essa missão é mais um passo da presença contínua do homem na Estação Espacial Internacional.

Mulher de Pontes chora de emoção

O cosmonauta Alexei Leonov, o primeiro a fazer uma caminhada espacial, em 1965, elogiou Pontes e desejou boa sorte ao astronauta e aos brasileiros.

¿ Parabéns, vocês têm um grande astronauta.

Os astronautas deixaram o Hotel dos Cosmonautas, em Baikonur, onde estavam hospedados, à 1h30m, ao som da música russa ¿O gramado da minha casa¿, cuja letra fala da vida dos astronautas no espaço e o que sentem ao deixar a Terra. Trata-se de uma música muito popular na Rússia e já virou uma tradição para as tripulações espaciais ouvi-la antes de partir.

A mulher do astronauta brasileiro, Fátima, chorou bastante, abraçada à bandeira nacional. Mais cedo, Fátima e os filhos do casal, Fábio e Ana Carolina, visitaram o astronauta brasileiro.

¿ Eu estou muito emocionada, muito emocionada ¿ disse, abraçada à mulher de Jeffrey Williams e à filha adolescente de Vinogradov. ¿ Viva o Brasil.