Título: 'É MAIS DIFÍCIL PREVER ELEIÇÃO DO QUE COPA'
Autor:
Fonte: O Globo, 31/03/2006, O País, p. 4

FH fala também sobre saída de Palocci

WASHINGTON. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que a manutenção da credibilidade da política econômica do Brasil depende da capacidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do novo ministro da Fazenda, Guido Mantega, de levar a bom termo essa política.

- Se o presidente quiser manter a atual linha, ele mantém. A questão é que estamos num ano eleitoral, e haverá pressões para aumentar os gastos. Essa é a preocupação de todos - disse ele ontem à tarde, durante entrevista logo depois de fazer uma palestra na sede da OEA, em Washington.

De manhã, Fernando Henrique havia dito que Mantega "é uma boa pessoa mas não tem a mesma expressão de Palocci, não simboliza o que o outro era". À tarde, perguntado se o novo ministro tinha credibilidade, respondeu:

- Ninguém nasce com credibilidade. Ela se adquire. Mas não quero julgar Mantega. É questão de esperar para ver.

Ao falar sobre a possibilidade de o tucano Geraldo Alckmin vencer a eleição presidencial, foi cauteloso:

- É mais difícil prever o resultado desta eleição do que prever quem será o vencedor da próxima Copa do Mundo. O PSDB aposta na queda da popularidade de Lula. O grau de respeito do povo pelo governo está caindo. A queda de Palocci foi bem percebida pela nação: não aconteceu por críticas à política econômica, mas pelo envolvimento dele e, portanto, do governo com corrupção. (José Meirelles Passos)