Título: DANDO VOLTAS AO REDOR DA TERRA
Autor: Roberta Jansen
Fonte: O Globo, 31/03/2006, O Mundo, p. 28

Primeiro astronauta brasileiro chega amanhã à Estação Espacial Internacional

Marcos César Pontes se encontra a menos de 24 horas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), onde ficará oito dias. O primeiro contato com a Terra só deve ocorrer nas primeiras horas de amanhã, depois que a nave russa Soyuz TMA-8 fizer a acoplagem ao laboratório orbital. A Soyuz precisa dar várias voltas em torno do planeta até o ponto exato para a acoplagem, a cerca de 350 quilômetros de altitude.

Menos de duas horas depois da partida do primeiro brasileiro ao espaço, o centro de controle da 13ªmissão enviou à Base de Baikonur, no Cazaquistão, a confirmação que todos esperavam. O lançamento de Pontes, Pavel Vinogradov e Jeffrey Williams fora extremamente bem-sucedido e os três se encontravam em segurança a bordo da nave.

"Todos os sistemas a bordo funcionaram apropriadamente. De acordo com dados da telemetria, a estrutura da nave está intacta e em segurança a caminho da estação", informou a Roscosmos num comunicado divulgado no centro de imprensa, em Baikonur. A agência russa negou rumores de que teriam ocorrido problemas de comunicação com os astronautas. Porém, até a chegada à estação, a comunicação de Pontes, do comandante russo Pavel Vinogradov e do engenheiro de vôo americano Jeffrey Williams com o centro de controle da missão, em Moscou, é limitada. Num dos poucos contatos, Vinogradov disse que tudo corria como o planejado.

- Estamos bem e muito felizes - disse o cosmonauta russo.

Durante seus oito dias a bordo da ISS, Pontes fará oito experiências elaboradas por instituições brasileiras. Uma delas é para crianças do ensino fundamental: ele vai plantar feijão no espaço. Já Vinogradov e Williams ficarão seis meses da estação, integrando sua 13ª tripulação. O terceiro integrante da tripulação é o astronauta alemão Thomas Reiter, que chega a bordo em julho, levado por um ônibus espacial americano.

Nasa elogia o lançamento

Vinogradov e Williams substituirão, respectivamente, o comandante americano Bill McArthur e o engenheiro de vôo russo Valery Tokarev. Os dois últimos retornarão à Terra com Pontes, a bordo da mesma Soyuz, no dia 8, após passarem seis meses no espaço.

A Nasa, a agência espacial americana, sócia da Roscosmos (a agência russa) nas missões à ISS considerou o lançamento um sucesso.

- Foi um belo lançamento e um dia maravilhoso para a estação - disse o vice-diretor do programa de ISS na Nasa, Kirk Shireman, que acompanhou a partida da Soyuz em Baikonur.

Ontem, a mulher de Pontes, Fátima, e os dois filhos do casal, Fábio, de 20 anos, e Ana Carolina, de 15 anos, lembravam da emoção de ver o astronauta finalmente chegar ao espaço. Durante o lançamento, Fátima caiu no choro. Algumas horas depois, mais calma, ela disse estar aliviada com o fato de que o marido não ficará por seis meses na estação, mas apenas por oito dias.

- Na hora em que o foguete subiu pensei que deu tudo certo - afirmou ela. - Pensei no sonho dele realizado, no trabalho todo que deu para chegarmos até aqui. Foram oito anos, muito tempo, para, finalmente estarmos aqui. Pensei, meu Deus, está acontecendo. Mas fiquei muito tranqüila, até estranhei tanta tranqüilidade. Sabia que daria tudo certo. A volta me preocupa mais.

Ela antecipou o primeiro e-mail que enviará a Pontes: "Deu tudo certo, que bom. Você está aí."

http://www.oglobo.com.br/ciencia