Título: PIRES LEVOU JANGO ATÉ O AEROPORTO
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 01/04/2006, O País, p. 4

Novo ministro da Defesa também deixou o país após o golpe

BRASÍLIA. O novo ministro da Defesa, o petista baiano Waldir Pires, era consultor-geral da República no governo João Goulart quando os militares tomaram o poder há exatamente 42 anos, em 31 de março de 1964. Ele acompanhou Jango ao Aeroporto de Brasília para sua última viagem como presidente, rumo ao Rio Grande do Sul. Com o golpe militar, Pires se exilou até 1964 no Uruguai e, depois, na França até 1970, e só voltou ao Brasil no fim de 1970: esteve primeiro no Rio de Janeiro e só depois seguiu para a Bahia.

Em 1984, ele participou ativamente da campanha Diretas Já. Em 1985 tornou-se ministro da Previdência e Assistência Social do governo de José Sarney. Um ano depois Waldir Pires ganhou as eleições para o governo da Bahia pelo PMDB, na onda do Plano Cruzado, que elegeu quase uma dezena de governadores peemedebistas.

Em 1989, Waldir Pires renunciou ao seu mandato de governador para ser o vice na chapa de Ulysses Guimarães, na primeira eleição presidencial pós-ditadura. A decisão foi explorada politicamente por seu principal adversário local, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). No ano seguinte, elegeu-se deputado federal, já pelo PDT, com 170 mil votos.

Em 1999, filiou-se ao PT. No governo Lula, Waldir Pires comandava até ontem a Controladoria Geral da União (CGU), responsável pela investigação interna de casos de corrupção, muitos deles levantados no escândalo do mensalão.

Waldir Pires nasceu em Acajutiba (BA), em 21 de outubro de 1926. Formou-se em direito. Aos 24 anos, foi secretário de Governo no estado. Em 1954, elegeu-se deputado estadual na Bahia pelo PTB. Em 1956, tornou-se deputado federal pelo PSD. Com 79 anos de idade, o advogado foi considerado uma escolha menos traumática no meio militar do que seria o ministro Tarso Genro, também cotado para o cargo.

Amigo de Lula, tornou-se um curinga para a Defesa, um ¿ministério problema¿ para Lula com a saída de José Alencar. É viúvo de Yolanda Avena Pires, falecida no ano passado, e tem quatro filhos.