Título: CIRO: 'CHICOTE MORAL' SE VOLTOU CONTRA PT
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 01/04/2006, O País, p. 8

Discurso atraiu vingança

BRASÍLIA. Ciro Gomes despediu-se ontem do cargo de ministro da Integração Nacional, para se candidatar a deputado federal pelo PSB, com declarações de fidelidade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar disso, ele deu uma estocada no PT, ao dizer que o partido sofre hoje uma espécie de vingança por ter assumido, no passado, o papel de ¿chicote moral da Nação¿. Ciro disse que, apesar da crise dos últimos meses, Lula continua com a hegemonia moral do país por não ter contemporizado no episódio da violação do sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa.

¿ O PT vivia nesta história de ser o chicote moral da Nação e uma parte deste calor não é só eleitoral não. É 80% eleitoral, 10% real e 10% vingança. Não tem um camarada deste aí que não tenha um petista desse atravessado na goela.

Já Lula, na sua opinião, conseguiu manter seu patrimônio ético:

¿ O Palocci, o homem mais poderoso pelo chavão da imprensa, foi demitido. O presidente Lula, que porta a hegemonia moral do país, não contemporizou. Na hora que ele entendeu que havia transgressão, aceitou uma demissão.

Ciro disse que houve em alguns momentos, tentativa de desmontar a autoridade de Lula:

¿ A sorte nossa é que o presidente da República é muito sereno, muito tranqüilo, contido ¿ disse o ex-ministro.