Título: LULA EXPLICA AO PMDB CRITÉRIO DE NOMEAÇÃO
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 01/04/2006, O País, p. 8

Técnico assume a Saúde

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou, na noite de quinta-feira, ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e ao senador José Sarney (PMDB-AP) que não fará nomeação política para o ministério da Saúde. O partido havia indicado o presidente da Funasa, Paulo Lustosa, para o cargo, e apresentado uma lista de sugestões com os nomes dos deputados Marcelo Castro (PI) e Jorge Alberto (SE). Lula explicou que o critério técnico foi a opção para substituir os ministros que vão disputar as eleições.

Lula descartou a possibilidade de devolver o ministério ao PT, mesmo que a indicação fosse de caráter técnico. Após a comunicação ao PMDB, o porta-voz da Presidência da República, André Singer, anunciou que o secretário-executivo, José Agenor Álvares da Silva, assumirá a pasta.

A solução foi negociada com o ex-ministro Saraiva Felipe, que saiu para tentar uma vaga de deputado federal por Minas. Na semana que vem, após a eleição do novo líder do PMDB na Câmara, Lula se reunirá com o partido para avaliar a permanência de Agenor ou a indicação de outro nome técnico. Lula disse a Renan e a Sarney que esta é uma fase de transição e que os novos ministros não poderão criar programas novos. Eles foram orientados a concluir os programas, ações e obras em andamento. Segundo o presidente, se fossem nomeados políticos agora, estes seriam tentados a dar um toque pessoal na gestão.