Título: EM PE, JARBAS SAI E PEFELISTA ASSUME
Autor: Sueli Cotta
Fonte: O Globo, 01/04/2006, O País, p. 10

Ex-governador vai disputar o Senado e despedida teve até forró e frevo

RECIFE. Candidato ao Senado, o governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) passou ontem o cargo ao vice, José Mendonça Filho (PFL), com festa, numa demonstração de força em torno de seu candidato à sucessão estadual. A transmissão do cargo teve direito a show com orquestra sinfônica, bonecos gigantes, desfile de agremiações carnavalescas e o desenrolar de uma bandeira gigante de Pernambuco no bloco central do Palácio do Campo das princesas. Houve forró, frevo e maracatu.

Para impor o nome de um dos seus mais fiéis aliados, o governador teve que dobrar a vontade de dois outros aliados, o deputado Inocêncio Oliveira (PL-PE) e o Senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), que queriam disputar a eleição para o governo estadual. Pefelista e filho de José Mendonça (PFL-PE), um dos caciques da política pernambucana, Mendoncinha, como é mais conhecido, trabalhou sem alarde e em silêncio para conquistar a indicação pelo PFL.

Mendonção, o pai, ¿ como é conhecido no estado ¿ não conseguia disfarçar ontem a emoção. Olhos vermelhos, pôs óculos escuros para assistir ao discurso do filho na Assembléia Legislativa. Ele não tirou o acessório nem mesmo quando faltou energia, e o novo governador continuou lendo e falando como se nada tivesse acontecido.

Posse de vice devolve poder ao PFL depois de 12 anos

Com a posse de José Mendonça, o PFL retorna enfim ao poder local, depois de um hiato de 12 anos, e liderará a campanha da União por Pernambuco, aliança que reúne PFL, PMDB, PSDB, PV e o PPS.

O único evento que poderia tirar o brilho da festa de transmissão de cargo terminou não ocorrendo. Em greve, delegados, peritos e médicos legistas pretendiam fazer uma passeata no mesmo momento em que Mendoncinha e seus convidados e populares atravessavam a Ponte Princesa Isabel a pé, rumo ao Palácio do Campo das Princesas.

Mas no final da tarde, os policiais resolveram recuar da iniciativa. O novo governador prometeu que receberá os líderes do movimento na segunda-feira, para discutir uma solução para o impasse. Os outros policiais ¿ agentes e comissários ¿ já retornaram aos seus postos, depois de conseguir um aumento de 10%.