Título: RIGOTTO DEVE CONCORRER À REELEIÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 01/04/2006, O País, p. 10

PORTO ALEGRE. De volta ao governo gaúcho e anunciando a intenção de disputar a indicação do PMDB como candidato à Presidência nas eleições de 2010, Germano Rigotto empossou ontem seu novo secretariado ¿ dos 19 secretários, 16 saíram para se candidatar a deputado federal ou estadual. O perfil técnico e de pessoas de confiança de Rigotto mostra que é um secretariado sob medida para um desafio que o governador não admite, mas que seu partido dá como certo: a disputa da reeleição.

¿ O partido vai deixar o Rigotto em uma posição tão difícil que não haverá como ele deixar de aceitar ¿ disse ontem o presidente regional licenciado, senador Pedro Simon, com uma advertência: se Rigotto não for o candidato há o risco de o PMDB perder as eleições para o PT, que concorrerá com o ex-governador Olívio Dutra.

Simon acha que se Rigotto não admitisse a reeleição, teria nomeado um secretariado com a cara do vice-governador Antonio Hohlfeldt.

Jobim enfrenta resistências no partido

Outros dois pré-candidatos, os deputados federais César Schirmer e Eliseu Padilha, já deixaram claro que o candidato deles é Rigotto. O nome do ex-presidente do Supremo Nelson Jobim não sensibiliza o partido no estado, até pelas ligações que teve com o presidente Lula, diz o presidente regional do PMDB, Sebastião Melo.

O vice-governador Antonio Hohlfeldt resolveu se precaver para o caso de Rigotto decidir realmente não concorrer. Ontem, anunciou que não irá assumir o governo interinamente para não ficar impedido de disputar.

Mas, acredita Simon, isso não deverá ocorrer, porque há unanimidade no partido em relação à necessidade de pressionar Rigotto a disputar a reeleição e quebrar a ¿maldição¿ que se abateu sobre os ex-ocupantes do cargo desde a redemocratização: nenhum deles conseguiu eleger o sucessor ou se reeleger.