Título: ONGS PARTICIPAM DE ENCONTRO
Autor: Maria Elisa e Vera Araujo
Fonte: O Globo, 01/04/2006, Rio, p. 18

Pai de jovem morta no metrô esteve presente ao debate

Organizações não governamentais que trabalham com jovens carentes e ligadas aos direitos humanos lotaram o auditório do GLOBO anteontem à noite. Cerca de 30 alunos e três professores do Grupo Pró-Jovem, mantido pelo governo federal, assistiram à exibição do documentário.

¿ Trouxemos os alunos que já conhecem de perto esta realidade para que eles percebam as reações de quem não vive nas favelas como eles ¿ disse a coordenadora do grupo, Ana Maria Souza Lima.

Também esteve no evento Carlos Ribeiro, pai da adolescente Gabriela Prado Ribeiro, de 14 anos, morta em 2003 por uma bala perdida na estação do metrô de São Francisco Xavier:

¿ Eu sempre acompanho tudo que é referente à segurança. Não ia ficar de fora.

Os 400 lugares do auditório do GLOBO, no Centro, ficaram lotados durante o evento. Jaqueline da Costa, de 23 anos, moradora do Morro de São Carlos, disse que não tinha assistido a ¿Falcões ¿ Meninos do tráfico¿ na TV, mas estava entusiasmada para ver no documentário a realidade que conhece de perto:

¿ Espero que os governos se sensibilizem com esse problema porque estou cansada de ver colegas sendo mortos. Os jovens precisam de educação e emprego.