Título: OPERADORA ENFRENTA OUTRAS TRÊS AÇÕES
Autor: Cássia Almeida
Fonte: O Globo, 01/04/2006, Economia, p. 33

Não é a primeira vez que a Telemar enfrenta problemas com a contratação irregular de funcionários por seus fornecedores. A operadora está envolvida em outras três ações civis públicas por terceirização e quarteirização em condições degradantes nas prestadoras de serviços Cintel, do Rio de Janeiro; Telebase, de Petrópolis; e J.Gomes e Izelli, ETE e Fatcel, de Cabo Frio.

Em abril de 2004, o Ministério Público do Trabalho descobriu 25 empregados em condições degradantes na Telebase. Os trabalhadores, vindos de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Maranhão, faziam a canalização subterrânea de cabos e na extensão de linhas.

A Telebase usou fornecedores de mão-de-obra (¿gatos¿) para recrutar os trabalhadores, que dormiam em galpões com janelas improvisadas, usavam copos coletivos, não tinham alimentação garantida e providenciavam sozinhos os equipamentos de proteção individual.

A Subsecretaria Regional do Trabalho fez três autuações na Telebase. Em março de 2005, a Justiça do Trabalho condenou a Telemar a pagar indenização de R$24 milhões pelo episódio. Foi o maior valor já aplicado em ação desse tipo no país. A Telebase foi condenada a pagar R$100 mil.