Título: ALENCAR DEFENDE AMPLIAÇÃO DO CONSELHO MONETÁRIO
Autor: Patricia Duarte e Henrique Gomes Batista
Fonte: O Globo, 01/04/2006, Economia, p. 35

`BC dos EUA enfatiza empregos¿

BELO HORIZONTE. Crítico habitual das altas taxas de juros no país, o vice-presidente da República, José Alencar, defendeu ontem a ampliação do número de integrantes do Conselho Monetário Nacional (CMN), atualmente formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e pelo presidente do Banco Central (BC). Alencar sugeriu que o CMN ¿ que estabelece, entre outras coisas, a meta de inflação que orienta a política de juros ¿ inclua representantes dos setores agrícola, industrial, de serviços, infra-estrutura, dos trabalhadores e de cada região do país.

¿ Não é justo que os trabalhadores não estejam presentes no CMN ¿ afirmou Alencar.

Segundo o vice-presidente, a ampliação seria possível porque o Conselho tem como objetivo discutir políticas e diretrizes da economia. Já o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, frisou José Alencar, continua como está, tomando decisões sobre a evolução da taxa básica de juros (Selic). Na opinião do vice-presidente, as decisões sobre a política de combate à inflação devem ser mais representativas.

¿ O Banco Central americano prioriza a geração de empregos, o crescimento e, só depois, o equilíbrio monetário ¿ destacou. (Eliane Oliveira, enviada especial)