Título: PRESIDENTE DA BOLÍVIA VEM AO BRASIL NEGOCIAR AUMENTO DO PREÇO DO GÁS
Autor:
Fonte: O Globo, 01/04/2006, Economia, p. 38

Planos de Evo Morales para nacionalizar o setor podem sair em abril

LA PAZ. O presidente boliviano, Evo Morales, se reunirá na próxima semana, no Brasil, com executivos da Petrobras para negociar pessoalmente um aumento de preços do gás natural que a empresa brasileira compra da Bolívia.

Segundo o porta-voz de Morales, Alex Contreras, o encontro acontecerá durante a reunião anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que começa na segunda-feira, em Belo Horizonte.

A Bolívia está tentando elevar seus preços de exportação de gás natural para o Brasil, em negociações que levaram executivos da Petrobras a sugerir que a companhia poderia reduzir seus investimentos no país andino.

A Petrobras controla mais de 45% dos campos de gás da Bolívia, onde também possui as duas maiores refinarias.

Morales quer que estrangeiros paguem mais

Morales, eleito em dezembro, quer que as companhias estrangeiras paguem mais pelos recursos da Bolívia e pretendia nacionalizar as operações, embora tenha descartado expropriações.

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse esta semana que a empresa está cada vez mais preocupada com os recentes comentários de autoridades bolivianas sobre possíveis mudanças no setor energético.

O governo de Morales pretende delinear seus planos para nacionalizar o setor até o fim de abril.

A Bolívia é o país da América do Sul com as maiores reservas de gás natural, depois da Venezuela, e atraiu mais de US$3 bilhões em investimentos estrangeiros na última década.