Título: HELENA FALOU COM A IRMÃ ANTES DO ATAQUE
Autor: Renatra Malkes
Fonte: O Globo, 01/04/2006, O Mundo, p. 39

Parentes devem embarcar hoje para Israel para acompanhar enterro no domingo

O último contato de Helena Halevy com a família no Rio se deu na noite do atentado (tarde de anteontem no Brasil). Ela falou com a irmã, que mora em Copacabana, pela internet momentos antes de sair com o marido para um batizado numa comunidade próxima ao assentamento judaico em que vivia, na Cisjordânia.

Sobrinha da brasileira morta no atentado, a jornalista Sonia Glatt contou que ela estava feliz e animada. Helena planejava vir ao país nos próximos meses, como fazia todos os anos. Sua última estada no Rio durou dois meses e terminou em setembro do ano passado.

¿ Éramos muito próximos. Ela estava muito feliz com o emprego, estava dando aulas para crianças numa creche há dez meses. Minha tia era uma pessoa tranqüila, de paz, sempre para cima. Ela amava a vida e não tinha medo de que algo assim pudesse lhe acontecer, embora acompanhasse com preocupação a violência na região ¿ afirmou Sonia. ¿ Ela confiava nas pessoas, mas certamente não parava para dar carona a estranhos. Ela só parou naquela estrada porque conhecia os dois jovens que pediam carona, ambos moravam na comunidade dela.

Helena nunca deixou de vir ao Brasil para visitar a família

Os contatos entre Helena, a irmã dela, Fany Tenenbaum, e os sobrinhos cariocas eram diários. Toda a família de Helena é do Rio. Eles costumavam se comunicar principalmente por meio de serviços de mensagem pela internet, mas também pelo telefone.

¿ Apesar de ela ter ido morar em Israel há 40 anos, nunca deixou de vir para cá com muita freqüência. Os quatro filhos dela, que nasceram lá, também falam português, sempre nos visitam e mantêm contato conosco. A família toda está arrasada, sem chão. Não conseguimos dormir. Eu gostaria de poder dormir e acordar e descobrir que tudo isso foi um pesadelo ¿ disse a sobrinha.

Sonia contou que sua mãe, Fany, sentiu-se mal ao saber do atentado e passou o dia de ontem sedada. Pela manhã a família manteve contato com o governo israelense, que se comprometeu a pagar as passagens para que os brasileiros possam acompanhar o enterro de Helena, domingo, no assentamento.

Marcado primeiramente para hoje, o funeral foi adiado a pedido dos parentes brasileiros. À tarde, com o início do shabbat (o dia de descanso dos judeus, que tem início com o pôr-do-sol na sexta-feira e termina no início da noite de sábado) em Israel, os contatos foram suspensos. A expectativa é de que Fany e outros parentes embarquem hoje.