Título: EUA ROMPEM TODO CONTATO COM GOVERNO PALESTINO
Autor:
Fonte: O Globo, 01/04/2006, O Mundo, p. 40

Israel pede à ONU mais ajuda humanitária a Gaza e Cisjordânia

WASHINGTON. Os Estados Unidos suspenderam todo o contato com o governo palestino liderado pelo grupo radical Hamas, principalmente com o Ministério das Relações Exteriores, informou ontem o Departamento de Estado americano. Mantiveram, porém, contatos com o representante da Autoridade Palestina em Washington, Afief Safieh.

Adam Ereli, porta-voz do Departamento de Estado, disse que Safieh ¿representa a OLP (Organização para Libertação da Palestina) e não presta contas ao Ministério do Exterior palestino. Ereli afirmou ainda que diplomatas americanos poderão fazer contato com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, e com funcionários que respondem diretamente a ele.

¿ Trabalharemos com os indivíduos e as organizações que não estão filiadas ao Hamas ¿ disse o porta-voz. ¿ Há muitas pessoas com quem poderemos falar.

EUA continuam contatos com representantes da OLP

Na quarta-feira, quando o governo palestino do Hamas tomou posse, os EUA já haviam determinado a diplomatas e outros funcionários que cortassem os contatos com todos os ministros palestinos.

Segundo Ereli, o secretário de Estado adjunto encarregado do Oriente Médio, David Welch, reuniu-se com o principal negociador palestino, Saeb Erekat, e deverá se encontrar com Abbas nos próximos dias.

O porta-voz afirmou que todos os diplomatas americanos foram informados sobre o rompimento de contato.

Desde a vitória do Hamas nas eleições legislativas palestinas, em janeiro, os EUA advertiam que não manteriam contato com um governo liderado pelo grupo, que consideram terrorista. O Hamas prega a destruição de Israel e já assumiu a autoria de dezenas de atentados suicidas contra israelenses.

Israel desconsidera críticas a agência da ONU

Já Israel pediu ontem à ONU que amplie seu programa humanitário na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, desconsiderando críticas anteriores de que as Nações Unidas apoiavam militantes.

O pedido foi feito à Agência das Nações Unidas de Ajuda e Trabalho para Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês), mas se refere também a palestinos que não são refugiados, afirmaram diplomatas da ONU e autoridades israelenses. A decisão representa uma melhoria nas abaladas relações de Israel com a agência.

¿ No passado, tivemos sérias preocupações com os padrões de comportamento dentro da UNRWA ¿ admitiu Mark Regev, porta-voz do Ministério do Exterior israelense, referindo-se a acusações de que a agência empregava membros do Hamas e dava assistência a militantes.