Título: TERREMOTOS MATAM 70 PESSOAS E FEREM 1.200 NO IRÃ
Autor:
Fonte: O Globo, 01/04/2006, O Mundo, p. 41

Tremor mais forte alcançou 6 graus na escala Richter. Alguns vilarejos foram completamente arrasados

GARAJ, Irã. Uma série de terremotos no Irã matou pelo menos 70 pessoas, feriu 1.200 e arrasou 330 vilarejos no oeste do país. O mais forte deles ocorreu na manhã de ontem e alcançou 6 graus na escala Richter, sendo um pouco mais fraco do que o tremor de dezembro de 2003 que matou cerca de 26 mil pessoas na cidade iraniana de Bam.

Os abalos ocorreram na região entre as cidades de Doroud e de Boroujerd, na província de Lorestan. Nas áreas mais criticamente atingidas, prédios e casas foram reduzidos a pilhas de escombros. Alguns vilarejos foram completamente arrasados. Mas o chefe da equipe de emergência regional, Ali Baran, não acredita que o número de mortos possa aumentar.

Só não houve mais mortes porque muitos deixaram suas casas após os primeiros abalos, na noite de quinta-feira, antes do grande tremor de sexta-feira.

Segundo a imprensa local, o primeiro terremoto, de 4,7 graus, ocorreu às 23h15m de quinta-feira (hora local) e teve seu epicentro em Doroud, 400 quilômetros a sudoeste de Teerã. Após vários tremores secundários que não chegaram a 3 graus, veio um novo tremor forte, às 4h50m de ontem. O abalo, de 5,1 graus, teve seu centro entre Doroud e Jorramabad. Ele foi seguido pelo mais arrasador dos três, de 6 graus, às 5h01m, com epicentro na localidade de Chalunchalan.

Os abalos iniciais fizeram com que Moussa Shaban levasse a mulher e os seis filhos para dormir na rua, no vilarejo de Garaj, perto de Boroujerd. Sua mãe, no entanto, não quis sair de casa. Ela morreu durante o tremor mais forte.

¿ Eu disse a ela para sair. Mas ela respondeu: ¿Não, o terremoto já passou.¿

Os hospitais em Doroud e Boroujerd estavam lotados. O governador-geral de Lorestan, Mohammad Reza Mohseni-Sani, pediu ajuda a províncias vizinhas, e o presidente Mahmoud Ahmadinejad ordenou o enviou de equipes de emergência.

Os Estados Unidos, que não mantêm relações diplomáticas com o Irã desde 1979, ofereceram ajuda humanitária, mas o Irã ainda não respondeu. As Nações Unidas anunciaram o envio de uma equipe para a região afetada. A Rússia vai enviar dois aviões com equipes de resgate e assistência.