Título: POSTO AVANÇADO DA HUMANIDADE NO ESPAÇO
Autor: Flávio Henrique Lino
Fonte: O Globo, 01/04/2006, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 42

Polêmica Estação Espacial Internacional é projeto conjunto de vários países. Pontes começa hoje experiências

Desde eras passadas fascinado pelos céus, o homem ¿ enquanto não desenvolve tecnologia para explorar os confins do Sistema Solar e mais além ¿ mantém uma presença permanente na órbita da Terra: a Estação Espacial Internacional (ISS). Como um posto avançado da Humanidade, a estrutura de 183 toneladas é um símbolo da cooperação entre países que já estiveram um dia em trincheiras opostas e esperança de um futuro mais pacífico para o planeta.

A ISS está a uma altitude de cerca de 350 quilômetros e a cada 92 minutos dá uma volta em torno da Terra. A missão que levou o brasileiro Marcos Cesar Pontes, o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey William marca o retorno da operação com a tripulação completa de três astronautas ¿ o terceiro morador, o alemão Thomas Reiter, sobe em meados do ano.

Na Soyuz, cardápio só com comida fria

Ontem, o Centro de Controle da Missão, em Moscou, informou que Pontes, Vinogradov e Williams, que chegam hoje à ISS, passam bem. Segundo Alexandr Agureyev, diretor do Instituto de Biologia Espacial da Rússia, Pontes se adaptou à falta de gravidade. Como seus companheiros, ele come alimentos frios.

Projeto de cinco agências espaciais, a ISS reuniu, num mundo pós-Guerra Fria, russos e americanos. Além da Nasa (EUA) e da Agência Espacial Federal Russa, as agências espaciais de Canadá, Japão e União Européia estão engajadas.

Iniciada em 1998, a ISS recebeu os primeiros tripulantes em 2000 e a expectativa é de que fique pronta até 2010, com 400 toneladas e capacidade para seis pessoas. Cálculos conservadores estimam que a construção da estação consuma cerca de US$60 bilhões, mas já há quem fale em US$100 bilhões.

Por isso, a ISS não é uma unanimidade no que diz respeito à sua utilidade. Seus detratores alegam que o dinheiro gasto na sua construção seria mais bem empregado em outras áreas da pesquisa; seus defensores argumentam que cada dólar gasto inspirará a Humanidade na necessidade de explorar o desconhecido e acumular conhecimento. Enquanto os dois lados se digladiam, o certo é que da ISS foram feitas algumas das mais belas imagens da Terra.

http://www.oglobo.com.br/ciencia